Setecidades Titulo Ensino Superior
UFABC repensa campus Mauá

Reitor Klaus Capelle priorizará instalação de polo de atividades ao longo do próximo ano

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
29/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Prometida desde 2008 pelo ex-prefeito Oswaldo Dias (PT), a construção de campus da UFABC (Universidade Federal do ABC) em Mauá está sendo repensada pela instituição federal de ensino. Em café da manhã realizado ontem com jornalistas, o reitor Klaus Capelle admitiu que a instalação de nova estrutura física não é uma prioridade de sua gestão, iniciada em fevereiro. Ao invés disso, a ideia é viabilizar ao longo do próximo ano a implementação de polo avançado na cidade, com oferta de cursos e atividades culturais para a comunidade.

“Nosso projeto para Mauá não é duplicar, mas avançar com outras atividades. Não diria (que o projeto de instalação de campus está) abandonado, mas não é nossa prioridade. Nosso foco hoje é investir no polo, porque eleva as atividades acadêmicas num futuro bem próximo. Acho que isso é o que a população de Mauá deseja”, argumenta o reitor.

A proximidade da unidade mauaense com os campi já existentes – em Santo André e São Bernardo – também foi citada por Capelle como ponto para reflexão. “Mauá fica a menos de dez quilômetros de São Bernardo e a menos de sete quilômetros de Santo André, então, temos que pensar bem antes de duplicar a estrutura que já temos aqui.”

A instalação de polo da instituição federal de ensino em Mauá já havia sido divulgada em abril pelo prefeito Donisete Braga (PT) durante entrega de salas de aula na Fatec (Faculdade de Tecnologia) da cidade. A proposta é utilizar o prédio onde funciona a Escola Preparatória, que oferece curso a 240 jovens interessados em prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no Centro, para as atividades.

“Vamos colocar um laboratório, uma sala de atendimento para empresas da região com atividades de inovação tecnológica, um espaço cultural, salas de aula para cursos de línguas e informática”, enumera o reitor.

A proposta é incluir ainda cursos de extensão e graduação a distância, cujas áreas ainda serão discutidas em conjunto com a comunidade. Outra iniciativa será levar para Mauá a oferta de ensino já praticada na unidade andreense do polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Apesar de não saber quantificar o investimento necessário para a ampliação dos serviços oferecidos no local, Capelle acredita que não deva ser valor alto.

NOVELA

A construção de campus da UFABC em Mauá depende também da aquisição do terreno escolhido no Parque São Vicente e que pertence ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), no valor de R$ 42,6 milhões. Em passagem pelo Grande ABC em dezembro do ano passado, o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), destacou que a verba para a compra já está garantida, mas o processo não foi realizado até então devido a limitação operacional.

A UFABC conta com 8.300 alunos na graduação e 2.100 na pós-graduação nos dois campi da instituição.

Unidade de Santo André ganhará holofotes

O campus andreense da UFABC (Universidade Federal do ABC) ganhará 15 holofotes nas próximas semanas. A instalação dos equipamentos é uma das ações da reitoria na tentativa de diminuir o número de assaltos no entorno da unidade.

De acordo com o reitor Klaus Capelle, a Prefeitura andreense, em contrapartida, comprometeu-se a fazer a poda das árvores ao redor da instituição. “Vamos iluminar as calçadas de baixo para cima e a Prefeitura de cima para baixo. Inicialmente começamos com esses 15 e avaliamos”, diz.

O reitor não soube quantificar qual será o investimento empregado na ação, no entanto, destacou que a universidade “não pode medir custos para assegurar a segurança dos alunos e colaboradores.”

A parceria com a Prefeitura inclui ainda aumento das rondas da GCM (Guarda Civil Municipal) no entorno da universidade, segundo Capelle.

O reitor ressaltou a criação de e-mail interno para que os estudantes e trabalhadores da universidade relatem as ocorrências. “Temos de ter dados para quantificar os casos e tratar com as autoridades”, explica.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;