Setecidades Titulo Saúde
Hospital Assunção planeja novo prédio

Com expansão da estrutura física, unidade terá ampliação de 90,3% no número de leitos

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
08/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O Hospital Assunção, em São Bernardo, anunciou planos de expansão para 2018. O investimento, que será posto em prática a partir do início de 2015, integra pacote de melhorias iniciado na unidade e prevê construção de prédio anexo com 130 leitos de internação, o que corresponde a ampliação de 90,3% no serviço. Atualmente há 144 leitos, sendo 30 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além de centro cirúrgico com nove salas.

Conforme explica o diretor da unidade, Manoel Navarro, a obra integra processo de melhorias iniciado desde a aquisição do equipamento de Saúde pela rede carioca D’or, em 2010. “A gente tinha um hospital que foi construído em 1972 e que pedia por readequações estruturais para atender melhor nossos pacientes.”

A previsão é que a nova unidade, com oito pavimentos, seja erguida em área onde hoje funciona o estacionamento do hospital e seja interligada ao prédio antigo por meio de passarelas. Para isso, o grupo adquiriu terreno ao lado para a construção de um edifício garagem com pelo menos 180 vagas. A estimativa é que o estacionamento esteja pronto dentro de um ano. Já a obra completa, em 2018.

Navarro destaca ainda o investimento de R$ 40 milhões em readequações estruturais e aquisição de equipamentos modernos na unidade feito nos últimos dois anos. “Reformamos o centro cirúrgico, o pronto-socorro, a UTI e as unidades de internação. Agora estamos em obras no ambulatório e faremos revitalização da fachada.”

A ação do grupo de Saúde visa tornar o hospital referência na cidade e, com isso, fazer com que os pacientes retornem, o que já vem acontecendo, segundo o diretor. “São Bernardo estava carente de estrutura hospitalar, por isso, os pacientes tinham que se deslocar para a Capital ou cidades vizinhas. Agora, estamos percebendo que as pessoas escolhem o hospital pela infraestrutura e qualidade no atendimento.” Atualmente, são atendidas 12 mil pessoas por mês no pronto-socorro, realizadas 8.200 consultas mensais no ambulatório de especialidades e 550 cirurgias.

Outro ponto considerado fundamental para a melhoria do serviço é a implantação do sistema Smart Track, que garante o atendimento no pronto-socorro em até 20 minutos, após realização de ficha cadastral. “A pessoa é atendida por um plantonista generalista e encaminhada para especialista caso haja necessidade de exames ou medicação”, explica Navarro.

Unidade de Saúde investe na capacitação dos colaboradores

A manutenção da qualidade do Hospital Assunção passa ainda por investimento na capacitação contínua dos 780 funcionários. De acordo com o diretor da unidade de Saúde, Manoel Navarro, em julho foram aplicados 1.615 treinamentos, o que contabiliza 149 horas de atividades voltadas à formação para atendimento de qualidade.

“Essa educação continuada, principalmente com os profissionais da enfermagem, garante o bom atendimento e, com isso, a fidelização do paciente”, esclarece Navarro. A ideia, segundo o diretor, é que o público tenha no hospital sistema de Saúde completo, sem precisar se deslocar para as cidades vizinhas.

REDE

Além do Hospital Assunção, a Rede D’or mantém o controle também do Hospital Brasil, em Santo André. De acordo com o diretor da unidade andreense, Luiz Sérgio Santana, os investimentos visam atingir os três públicos da unidade de Saúde: pacientes, familiares e médicos. “Pesquisa recente mostra que o índice de aceitação do público aqui no Assunção é de 95%, o que mostra que estamos no caminho certo”, comemora.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;