Setecidades Titulo Memória
Irmandade com Maróstica

Nesta Semana São Bernardo 2021, Memória incorpora ao seu elenco de efemérides a data de 21 de agosto, oficializada como o Dia das Irmandades das cidades de São Bernardo e Maróstica, em Vicenza, na Itália

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/08/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


A data nasceu por sugestão de João Marcos Riotto, presidente do Rotary São Bernardo Norte. Marquitho Riotto, seu nome artístico, produtor e apresentador do programa Canta Itália, justificou a solicitação por entender que uma data anual de festividades ampliaria os laços entre as duas cidades, que são irmãs desde 1986.

O dia 21 de agosto foi sugerido porque neste dia, em 1987, nasceu o são-bernardense Ricardo Lunardon, adotado por um casal de Maróstica. Ricardo é arquiteto, designer e consultor em estratégia industrial. Trabalha e mora em Maróstica. É o elo entre as duas cidades, com a missão de ampliar a chamada geminação.

Profissionalmente, Ricardo tem obras na Itália e no Brasil. Em 2012 colaborou na elaboração dos desenhos das fachadas do Itaquerão, o estádio do Corinthians. Em 2019, participou da reinauguração do Parque da Juventude Cidade de Maróstica, ao lado do Paço de São Bernardo. Agora é figura central deste

21 de agosto – data oficializada pela resolução 3.291, de 5 de agosto último, da Câmara Municipal.

Parlamentarismo. E a posse de Jango


Texto: Milton Parron

No Memória deste fim de semana, o terceiro programa revivendo a grave crise que se instalou no Brasil há 60 anos motivada pela renúncia ao cargo do presidente Jânio Quadros. 

Destaque para os pronunciamentos na época do governador de São Paulo, Carvalho Pinto, e do presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Costa de Abreu Sodré, encarecendo a necessidade de a população se manter em ordem. Ao contrário, no Rio Grande do Sul o governador gaúcho, Leonel Brizola, ameaçava colocar a Brigada Militar daquele Estado nas ruas para garantir a posse do vice-presidente João Goulart, que não era bem-visto por uma ala do militarismo. Não por mero acaso, Goulart e Brizola eram cunhados. 

A formação da Cadeia da Legalidade com dezenas de emissoras de rádio transmitindo simultaneamente de Brasília, São Paulo e Rio Grande do Sul, superando as deficiências de comunicações da época, permitiu que uma decisão de consenso fosse tomada no sentido de garantir a posse do vice-presidente. O acordo resultou numa emenda à Constituição criando-se o regime parlamentarista no Brasil, só assim, com seus poderes diminuídos, foi possível a posse de João Goulart sem o derramamento de sangue.

EM PAUTA. Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Jânio Quadros – III. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 22h, ou após o futebol, com reprise no domingo às 7h e durante madrugadas da semana.

Diário há meio século

Sábado, 21 de agosto de 1971 – ano 13, edição 1619

Manchete – Inaugurada a Avenida Costa e Silva em Capuava, Santo André, com a presença da viúva do ex-presidente, dona Iolanda Costa e Silva

Trabalho – Associação dos Jornaleiros do Grande ABC reinicia atividades.

Futebol – Hoje à noite (21 de agosto de 1971), no Parque Antarctica, Saad e Garça, pela finalíssima do Campeonato Paulista da Primeira Divisão.

Em 21 de agosto de...

1991 – Manchete do Diário: tanques ameaçam parlamento da Rússia; aumenta a resistência à deposição de Mikhail Gorbatchev, presidente da URSS; golpe faz sete mortes; Boris Yeltsin, presidente da Rússia, está no parlamento.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) desativa cabines de venda de bilhetes ao longo do corredor do trólebus, que têm sofrido 180 assaltos por mês.

Arrigo Barnabé hoje no Espaço Cultural Adoniran Barbosa, na Praça do Carmo.

Hoje

Dia da Habitação

Santos do Dia

Ciríaca

Humbelina

Pio X. Papa entre 1903 e 1914

Municípios Brasileiros

Hoje é o aniversário de Chapadão do Céu (Goiás); Nilópolis, Porciúncula e São João de Meriti (Rio de Janeiro); e Wagner (Bahia).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;