Internacional Titulo
Guerrilha colombiana confirma que libertará três reféns
Da AFP
21/12/2007 | 09:17
Compartilhar notícia


A guerrilha colombiana das Farc confirmou que libertará três reféns, incluindo a política Clara Rojas, em um comunicado publicado em seu site e divulgado nesta quinta-feira pela agência cubana Prensa Latina.

Sob o título "FARC: Uribe, um covarde', as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia publicaram em seu site (www.farcep.org) um comunicado de sete pontos, no qual confirmam a próxima libertação de Rojas, de seu filho Emmanuel (nascido no cativeiro) e da ex-congressista Consuelo González de Perdomo.

Segundo o comunicado, as Farc consideram a libertação um "gesto de desagravo aos familiares dos reféns, ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, e à senadora Piedad Córdoba".

Chávez e Córdoba negociaram a troca de 45 reféns das Farc por cerca de 500 rebeldes presos, mas tal intermediação foi suspensa por decisão do presidente Alvaro Uribe.

Na terça-feira, as Farc se comprometeram a libertar Clara Rojas, seu filho e Consuelo González. No dia seguinte, afirmaram em um comunicado que Uribe é o principal obstáculo à concretização da troca de reféns por guerrilheiros presos e exigiram "a renúncia imediata do presidente e de todo seu governo".

A guerrilha exige a criação de uma zona desmilitarizada em dois municípios do sul da Colômbia para iniciar a troca de reféns, algo que Uribe rejeita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;