Setecidades Titulo
Cultura japonesa abre Festa das Nações com 40 mil pessoas
Por Paula Nunes
Do Diário do Grande ABC
07/08/2006 | 07:44
Compartilhar notícia


Cerca de 40 mil pessoas prestigiaram o primeiro final de semana da 6º edição da Festa das Nações, em São Bernardo, que teve como tema a cultura japonesa. O evento, que inicia as comemorações pelo aniversário de 453 anos da cidade (no dia 20), vai ainda homenagear as colônias italiana, árabe, alemã, espanhola e portuguesa nos próximos finais de semana. O público presente pôde conferir comidas tradicionais da comunidade nipônica, além de assistir às apresentações de danças folclóricas e canções japonesas. Os grupos ocuparam o palco da festa durante toda a noite de sábado e o dia de ontem. Foram considerados o melhor do evento por Sumio Egima, 63. “É bom para manter a tradição”, acredita o aposentado.

Ver rostos orientais entre as 38 barracas de artesanato e culinária era coisa comum. Com tantas atrações lembrando a terra natal, os japoneses e seus descendentes estavam se sentindo em casa sem precisar sair do Grande ABC. “Hoje, troquei a Liberdade por São Bernardo”, disse Elisabete Sarasá Iwamura, 30. A pedagoga costuma seguir para o bairro mais japonês da Capital sempre que pode e ontem decidiu provar a comida feita na região. “Nunca tinha vindo”, afirmou.

A cordenadora de viagens Andréa Ferraioli, 37, até largou o skate para apreciar a apresentação do Awa Odori, dança livre típica de uma das 47 províncias do Japão. “Moro em São Bernardo e nem todo mundo sabe que acontece essa festa. Falta divulgação e é um pena porque tem boa estrutura”, avaliou.

Os primeiros japoneses aportaram no Brasil, via porto de Santos, há 98 anos, e hoje constituem uma das maiores colônias estrangeiras do país. Em São Bernardo, sua tradição pode ser encontrada em cinco associações culturais e esportivas que ensinam aos interessados desde a culinária, até esportes pouco difundidos na região, como o beisebol. Celso Iwai, um dos organizadores da Comissão de Festejos da Prefeitura, disse que a festa é apenas uma preparação para o evento que será feito quando chegar o ano do centenário da imigração japonesa, a ser comemorado em 2008.

No próximo fim de semana, a festa é da cultura italiana. O evento ocorre na Praça de Eventos (rua do Túnel, s/nº).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;