Memória Titulo COLUNA
Velhas notícias, registros históricos

A descoberta do projeto do primeiro monumento da Independência e a inauguração da ponte aérea São Paulo - Rio marcaram época e ficaram esquecidas

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Folhear coleções de jornais antigos traz sempre boas surpresas. Os casos de hoje são exemplares.

AVIAÇÃO

Há 60 anos, era inaugurada a ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro, num acordo entre as empresas Vasp, Cruzeiro do Sul e Varig.

Inaugurada em 6 de julho de 1959, a ponte aérea propunha 60 vôos diários com saídas simultâneas de meia em meia hora. As empresas mantinham as tarifas anteriores, mas aguardavam a aprovação de um novo preço: 900 cruzeiros.

A notícia veio recheada de anúncios publicitários, numa ação de marketing que nem esse nome tinha ainda.

MEMÓRIA

Há 30 anos, edição de 6 de julho de 1989, o Diário focalizava os 30 anos da ponte aérea:

São 14 aviões Electra e cinco Boeings 737-300, partindo de meia em meia hora do Aeroporto de Congonhas.

A ponte aérea é o meio mais utilizado por empresários e executivos do Grande ABC que têm negócios no Rio.

HISTÓRIA

Há 100 anos, o Correio Paulistano focalizava o primeiro documento a registrar um projeto de monumento pensado para lembrar a Independência do Brasil, datado de 1829. A reportagem é assinada por Lellis Vieira e foi publicada em 8 de julho de 1919.

Aproximava-se o primeiro centenário da Independência (1822-1922). São Paulo projetava construir um monumento no Ipiranga e o governo do Estado recebia dois documentos oferecidos pela Câmara dos Deputados:

1 - Planta de 1829 de um monumento dedicado à data;

2 - Ofício detalhando o projeto.

Do projeto do século XIX, chegou a haver o lançamento da primeira pedra, que foi localizada em 1872 e recolocada em 1875.

Um monumento, dentro do Parque da Independência, no Ipiranga, seria apenas inaugurado em 7 de setembro de 1922, mas concluído em 1926: um conjunto em granito e bronze que leva a assinatura do italiano Ettore Ximenes.

Uma cripta no interior do monumento foi construída para abrigar os restos mortais de Dom Pedro I e de suas duas esposas, as imperatrizes D. Leopoldina de Habsburgo e D. Amélia de Leuchtenberg.

INSCRIÇÃO

Da planta de 1829, sobre a porta, situada no alto da escadaria, o registro histórico: “Independência do Brasil, declarada por S.M.I. neste lugar no dia 7 de setembro de 1822".

Diário há 30 anos

Sábado, 8 de julho de 1989 – ano 32, edição 7112 

Manchete – Acordo supera crise de ônibus em Santo André. Prefeito Celso Daniel e Antonio Setti Braga, presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo do ABC, trocam melhoria de serviços por tarifas reais.

Temperatura – O frio de até 8°C matou anteontem um rapaz de 25 anos em Mauá; é o segundo caso do ano na região.

Seu Orçamento – Tarifas elevam inflação para 30% no mês.

Lazer – O Grande ABC possui mais de 10 mil truqueiros. Reportagem: Edélcio Cândido.

Em 8 de julho de...

1919 – Faustina Telles Piccolo nasce em São Caetano: “A pequena Faustina Telles seguia a pé da Vila Barcelona até a estação, atravessava a estação para comprar um quilo de carne”, conforme relatamos no nosso livro sobre São Caetano.

Nasce um novo jornal, “A Vida Cinematográfica”, editado em São Paulo.

Internacional

Do noticiário do Estadão; a carestia da vida na Itália: Londres, 7 (UP) – A Itália está virtualmente em estado de revolução econômica.

As autoridades aqui também estão seriamente preocupadas com os efeitos das desordens, que se alastram principalmente na Europa Central, que está na iminência de um levante.

Não há dúvida que a Itália não é perfeitamente anti-germânica, como os aliados desejam que fosse.

Do noticiário do Correio Paulistano: Epitácio Pessoa, presidente eleito do Brasil, embarca em Nova York com destino ao Rio de Janeiro.

1929 -  Motoristas de carros de passageiros e de carros de carga com ponto na Estação de São Caetano organizavam dois times e disputavam partida de futebol amistosa em plena segunda-feira. 

Os times receberam os nomes de Tira Teima e Arranca Toco. Venceu o primeiro, por 1 a 0. 

Na arbitragem, o craque do São Caetano Esporte Clube, José de Moura. Depois do jogo houve banquete na Pensão Italiana. Fonte: “São Caetano Jornal”, 14-7-29.

1959 – Em anúncio de primeira página, no Estadão, o Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral, no Estado de São Paulo, manifesta-se sobre a greve dos trabalhadores da sua filiada, a Fiação e Tecelagem Santo André.

Diz o sindicato patronal que havia um acordo em vigor intersindical, homologado pela Justiça do Trabalho.

A greve arrastava-se há 78 dias.

Hoje

Dia do Panificador ou do Padeiro; padroeira: Santa Isabel (cuja data é 4 de julho).

Santos do dia

- Procópio de Citópolis. Sacerdote nascido em Jerusalém. Foi uma das primeiras vítimas do imperador romano Diocleciano, feroz perseguidor dos cristãos na Palestina. Morto no ano 303.

- Papa Adriano III

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em julho: 

- No Pará, Bragança

- No Maranhão, Carolina e Viana

- No Mato Grosso, Castanheira

- Na Bahia, Cipó

- Em Alagoas, Dois Riachos

- No Piauí, Floriano

- No Espírito Santo, Mimoso do Sul

- Em Minas Gerais, Ouro Preto e Paiva

- Em Santa Catarina, Treviso

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;