Memória Titulo COLUNA
Grande ABC 100 anos? Agora são 130...

Em março de 1989 a Redação do Diário se mobilizou e fez uma série sobre o primeiro centenário da autonomia regional

Ademir Medici
12/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Foram 11 páginas de reportagens, mais o Editorial e a então coluna Memória, hoje promovida a página. E o Diário do Grande ABC apresentou ao seu leitor um verdadeiro tratado sobre o primeiro centenário de elevação da freguesia de São Bernardo a município autônomo (1889-1989), separando-se de São Paulo, a Capital.

Todas as editorias foram envolvidas. Vale republicar pelo menos os títulos daquelas matérias, hoje certamente arquivadas nas casas de memória do Grande ABC:

- O drama das enchentes já registrado no século XIX.
- Duas imagens da abertura da atual Avenida Pereira Barreto, em 1895, numa descoberta do historiador Wanderley dos Santos.
- A instalação do município de São Bernardo, em 2 de maio de 1890.
- A eleição dos primeiros vereadores.
- Rafael Guelta entrevista o professor José de Souza Martins, que traça um roteiro dos 100 anos da região.
- Estabelece-se uma saudável discussão sobre o modo de fazer história entre o próprio Martins e o médico Octaviano Gaiarsa, autor do clássico A Cidade que Dormiu Três Séculos.
- Nomes que ficaram na história.
- O que ensinam os nomes de ruas.
- Tecelagens, a origem da expansão industrial.
- Cleide Silva focaliza o primeiro espião e pioneiro industrial. E entrevista Armando Spessotti, 40 anos de trabalho na indústria moveleira.
- Sindicalismo, antiga tradição.
- O que atraiu a indústria automobilística.
- História mostra polícia sem controle da violência.
- O assassinato dos Quaglia em 1919, crime que rendeu reportagens, peças jurídicas, júri simulado, capítulo de livro de Zélia Gattai e até um episódio de rádio: O Crime Não Compensa.
- Nilton Hernandes entrevista Nivaldo Leme, delegado aposentado que contou suas experiências no Grande ABC.
- A arte do Grande ABC revela os seus passos no centenário.
- História prova a evolução de todos os esportes: os primeiros clubes, o histórico gol de Pelé no Estádio Américo Guazzelli, o acesso do EC Santo André à Primeira Divisão, o basquete feminino das estrelas de São Caetano, o vôlei de ouro nascido em Santo André...
- Renda per capita é quase o dobro da média do País.
- Em Editorial, Fausto Polesi mexe com a classe política: cabe aos novos prefeitos a decisão de uma nova emancipação, 100 anos depois.
- Assinam as matérias jornalistas como Eliane Pereira, Rosangela Espinossi, Iracema Gomes de Mesquita, João Colovatti, Luciano Vicioni e a equipe toda.
- Nós, em Memória, iniciamos uma série com notícias centenárias.
E agora, 30 anos depois da série, 130 anos depois da emancipação da região, que caminhos segue o Grande ABC? O que história e memória podem contribuir na busca da verdadeira identidade regional?

Interação com Facebook

‘O poeta das massas de tomate’

A grande vantagem das filas é que elas permitem encontros inesperados. No Brasil contemporâneo a fila é uma instituição nacional.

Da crônica de Lourenço Diaferia publicada pelo Diário em 12 de março de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Em 12 de março de...

1889 – Criado o município de São Bernardo, hoje Santo André, com abrangência sobre a área do atual Grande ABC.
1919 – Com a área do terreno adquirido ultimamente pela Prefeitura, o cemitério local tornou-se bastante espaçoso, no caso, o atual Cemitério da Saudade, em Vila Assunção, Santo André.
- Antonio Queiroz dos Santos recupera-se de enfermidade. Ele é definido pelo correspondente do Estadão em Santo André como comissário na vizinha praça de Santos.
Internacional
- Do noticiário do Correio Paulistano: o Brasil faz parte da Comissão Econômica da Conferência da Paz.
- Do noticiário do Estadão: a próxima solução das questões das fronteiras alemãs.
1969 – Apollo 90 retorna a salvo à Terra depois de testar o módulo lunar.
1979 – Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema deflagram greve, a primeira paralisação geral de uma categoria na história contemporânea do sindicalismo brasileiro.
1984 – Grande ABC FM firma contrato com a Fermata Indústria Fonográfica. Discos e fitas cassetes com músicas selecionadas das grandes orquestras levarão o logotipo da emissora stéreo, sexto lugar entre as FMs da Grande São Paulo.
O contrato foi assinado por Edson Danilo Dotto, diretor-geral do grupo Diário, e os diretores da gravadora, Vanderlei Zan e Enrique Lebendiger.

Diário há 30 anos

Domingo, 12 de março de 1989 – ano 31, edição 7011

Manchete – PMDB procura seu rumo para a eleição. Em convenção nacional, ao partido decide se vai ou não romper com o governo federal do presidente José Sarney.

Hoje

- Dia do bibliotecário.
Sobre a data, escreveu à Memória, cinco anos atrás, Marilim Fogo, bibliotecária e professora:
Como forma de parabenizar esses profissionais, foi criado o Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março, data do nascimento de Manuel Bastos Tigre, bibliotecário, jornalista, poeta, compositor, humorista, publicitário, engenheiro, teatrólogo, filatelista brasileiro.

Santos do Dia

- Bernardo de Cápua
- Gregório I
- Inocêncio I. Papa durante 16 anos

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 12 de março:
- Em São Paulo, Itapirapuã Paulista, Nova Campina, Paraguaçu Paulista, São Lourenço da Serra e Zacarias
- Em Sergipe, Divina Pastora, Moita Bonita e Rosário do Catete
- Em Pernambuco, Olinda e Recife, a capital – cidades vizinhas. Recife foi fundada em 12 de março de 1537
- No Paraná, Paraíso do Norte

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;