Internacional Titulo
Nepal proíbe tibetanos de comemorar aniversário de Dalai Lama
Por Da AFP
06/07/2003 | 13:14
Compartilhar notícia


A comunidade tibetana do Nepal foi impedida neste domingo pelas autoridades de comemorar o 68º aniversário do líder espiritual budista tibetano, o Dalai Lama.

O governo de Katmandu revogou uma medida que permitia aos tibetanos se reunir em uma escola e em um hotel para as comemorações. Os convites foram enviados a 400 pessoas, mas a Polícia fez com que todos fossem desfeitos neste sábado.

Mil tibetanos se reuniram neste domingo no templo de Baudhanath, em Katmandu, onde acenderam lanternas e incensos e rezaram pelo líder espiritual, que vive no exílio. Os policiais ficaram do lado de fora do templo, mas não impediram a reunião.

Cerca de 35 mil tibetanos vivem no Nepal, mas as autoridades se preocupam em não irritar a China e se recusaram a dar asilo ao Dalai Lama. Katmandu provocou críticas dos países ocidentais ao entregar em maio 18 tibetanos que entraram ilegamente no Nepal. As organizações favoráveis ao Dalai Lama disseram temer que os refugiados sejam punidos na China e enviados a campos de trabalho forçado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;