Setecidades Titulo
PUC-SP tem primeira prova neste domingo
Por Luciana Yamashita
Especial para o Diário
02/12/2006 | 17:04
Compartilhar notícia


Neste domingo, às 13h, será realizada a primeira prova do vestibular da PUC-SP, que seleciona alunos para a Faculdade de Medicina do ABC e para a Faculdade de Direito São Bernardo. Serão quatro horas de prova para que os candidatos resolvam 81 questões de múltipla escolha. As disciplinas são língua portuguesa, literatura, matemática, física, biologia, química, história, geografia e inglês.

O curso mais concorrido na região é o de Medicina. São 21 candidatos por vaga. O curso de Direito na faculdade de São Bernardo possui 2,21 candidatos por vaga no período matutino e 2,79 no noturno. O vestibular da PUC ainda seleciona candidatos para a Faculdade de Medicina de Marília, Faculdade Santa Marcelina e Faculdades Integradas Rio Branco.

A segunda prova do processo será no próximo domingo e terá quatro questões dissertativas. Quem presta vestibular para os cursos tecnológicos só precisa fazer a prova neste domingo. No total, são 7.345 vagas para 55 cursos.

Os vestibulandos podem esperar provas bem distintas nos dois dias. “São situações bem diferentes. A primeira prova é bastante previsível, mas a do próximo domingo é o contrário, muda bastante a cada ano”, explica o coordenador do Anglo São Bernardo, Marcel Xavier de Souza.

Segundo o coordenador, a melhor preparação para o vestibular deste domingo é ter estudado provas de anos anteriores. Já para o próximo domingo, a exigência aumenta. “As questões são baseadas em vários textos e possuem interdisciplinaridade.”

Para o psicólogo e orientador do Ensino Médio do colégio Arbos, Antonio Romualdo Calvo, a melhor dica é a mais simples e comum de todas: estar calmo para realizar a prova. “Sempre digo para o aluno que, assim que receber a prova, feche os olhos e relaxe. A eficiência e concentração melhoram muito”, explica.

Quem passou o ano entre livros espera que os vestibulares passem logo para a estréia na faculdade. “Neste ano, estudei das 7h às 21h, e meu cursinho só não virou minha casa porque eu voltava para dormir”, conta o estudante de São Bernardo Gilberto de Alencar Tonello, 18 anos, que vai prestar vestibular para o curso de Direito.

Também candidata a uma vaga de Direito em São Bernardo, Cristiane Baraldi, 19 anos, preferia estudar matérias de humanas sozinha. Já as matérias de exatas eram repassadas com amigos. “Assim a gente sempre se ajudava.”

A estudante Carolina Entz, 19 anos, está no segundo ano de cursinho e resolveu prestar para Farmácia na Medicina do ABC. Ela teve que adaptar a sua vida à rotina de estudos. “Parei de fazer judô e depois de simulados e aulas, a gente ia ao cinema e ao shopping para descansar um pouco.”

(Supervisão Artur Rodrigues)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;