Economia Titulo Na Metodista
Cenário da indústria é debatido em simpósio de economia na Metodista
Paula Oliveira
Especial para o Diário
27/08/2016 | 07:19
Compartilhar notícia
Divulgação:


O setor industrial é um dos mais representativos e reconhecidos no Grande ABC, mas, principalmente neste ano, a categoria foi uma das mais afetadas com a crise econômica que se agravou.

Pesquisa realizada pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) com suas associadas mostra que as indústrias do Grande ABC foram responsáveis pela demissão de 1.600 funcionários apenas em julho. Neste ano, já foram eliminadas 10.750 vagas, o que significa dizer que, por dia, são mais de 50 funcionários demitidos de fabricantes.

Para debater este cenário e celebrar o dia do economista (comemorado no dia 13), a Universidade Metodista de São Paulo realiza no dia 31 o 7º Simpósio de Economia, patrocinado pela Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. E pela primeira vez o evento será aberto ao público.

Entre os temas que serão abordados no seminário estão a indústria, economia e inovação na região. Durante o simpósio, será divulgado o IndústriaABC, que traz o índice de confiança do empresariado no cenário, além da sondagem industrial.

“Este é um momento em que paramos para fazer reflexão sobre que tipo de políticas públicas poderiam ser trabalhadas para fomentar a economia na região, em especial no setor industrial. É preciso ter foco nesse setor para ver o que está acontecendo e o que pode acontecer”, explica a coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Metodista, Silvia Cristina da Silva Okabayashi.

A programação conta com a terceira edição do Boletim IndústriaABC e com as palestras Perspectivas Econômicas para 2016-2017, ministrada por Guilherme Renato Caldo Moreira, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), e Indústria e Inovação Tecnológica, com Anapatrícia Morales Vilha, da Universidade Federal do ABC.

“Este ano será diferente. Nossa ideia é que o empresário da região possa participar, para ter contato com os dados da economia regional e com as políticas públicas. Esperamos também atores sociais das sete cidades, secretários da economia, prefeitos e representantes de órgãos regionais”, explica Silvia.

A abertura do evento está marcada para as 19h30, no Campus Rudge Ramos da Metodista, em São Bernardo. Os interessados devem preencher formulário de inscrição no ato do evento. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;