Internacional Titulo
Militar diz que caças americanos violaram espaço aéreo do Irã
Da AFP
01/04/2007 | 15:40
Compartilhar notícia


Caças americanos teriam violado o espaço aéreo iraniano na província rica em petróleo de Khuzestan, sudoeste do país. O anúncio foi feito pelo canal de televisão por satélite Al-Alam, em língua árabe, que cita como fonte um comandante militar local.

"Dois caças americanos ultrapassaram o espaço aéreo iraniano ao nordeste de Abadan (cidade portuária do sudoeste), antes de sobrevoar o Iraque", afirmou o comandante dos Guardas Revolucionários em Abadan, identificado apenas como coronel Aqili, segundo o site da emissora.

"Os aviões provocaram uma esteira de vapor branca, que atraiu a atenção da população local", acrescentou, sem explicar quando a alegada incursão teria acontecido.

O incidente teria acontecido perto da fronteira Irã-Iraque, onde Estados Unidos e Grã-Bretanha mantêm contingentes militares.

Washington está em confronto diplomático com o Irã por causa do programa de enriquecimento de urânio de Teerã, que os países ocidentais suspeitam desenvolver armas nucleares, apesar da república islâmica negar isto de modo veemente.

A tensão aumentou depois que o Irã capturou no dia 23 de março 15 marinheiros britânicos que supostamente teriam entrado em águas iranianas de maneira ilegal, o que Londres nega.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;