Economia Titulo
Produção industrial cai em 8 das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE
Do Diário OnLine
12/12/2005 | 10:13
Compartilhar notícia


Pelo segundo mês consecutivo, a produção industrial caiu em oito das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em outubro, na comparação com o mesmo mês no ano passado. A indústria do Ceará apresentou a maior queda (-12,1%), enquanto o Amazonas teve a taxa mais elevada (12,1%).

Em outubro, a produção industrial nacional teve ligeira alta de 0,04% em relação ao mesmo mês no ano passado. Além do Amazonas, as outras regiões que ficaram acima desse índice foram Pará (6,4%), Minas Gerais (5,2%), Espírito Santo (3,6%), Rio de Janeiro (2,6%) e São Paulo (0,9%).

Já os locais que apontaram taxa negativa foram: Bahia (-0,3%), Pernambuco (-1,3%), Goiás (-3,5%), região Nordeste (-4,0%), Santa Catarina (-5,0%), Paraná (-6,2%) e Rio Grande do Sul (-6,6%).

No acumulado do ano, quase todos os locais registraram aumentos na produção industrial, com exceção do Ceará (-0,6%) e do Rio Grande do Sul (-3,8%). Amazonas teve o maior avanço (15,6%), sustentado, principalmente, pela alta na produção de material eletrônico e de comunicações (telefones celulares e eletroeletrônicos).

São Paulo - Em outubro, a indústria paulista cresceu 0,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação com setembro, a alta foi de 1,4%. No acumulado do ano, houve expansão de 4,1% e, nos últimos 12 meses, de 5,2%.

Nove dos 20 segmentos pesquisados pelo IBGE apresentaram taxas positivas, com destaque, em termos de participação, para indústria farmacêutica (24,6%), refino de petróleo e produção de álcool (8,6%) e edição e impressão (9,5%). Na contramão, veículos automotores (-8,8%) e máquinas e equipamentos (-4,5%) exerceram as principais influências negativas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;