Política Titulo São Bernardo
Luiz Fernando e Tarcísio dividem forças para 2016

Deputado estadual tem mais adeptos, mas secretário de Serviços Urbanos controla Orçamento maior

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
30/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Favoritos no PT para encabeçar a chapa do partido na sucessão do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, Tarcísio Secoli e Luiz Fernando Teixeira iniciam articulações internas no petismo praticamente em pé de igualdade.

Embora Tarcísio tenha sob seu comando maior Orçamento, já que é secretário de Serviços Urbanos, Luiz Fernando começa a captar adeptos à sua candidatura, principalmente na base aliada.
Deputado estadual eleito pela primeira vez, o presidente do São Bernardo Futebol Clube teve a primeira vitória sobre Tarcísio na eleição para presidente da Câmara. José Luís Ferrarezi, aliado de Luiz Fernando, venceu o pleito, contornando insatisfação da base e candidatura surpresa de José Cloves – aliado de Tarcísio.

No primeiro escalão, Luiz Fernando tem José Alexandre Pena Devesa, secretário de Esportes, como aliado mais leal. Mas já começa a ver titulares de Pastas defenderem seu nome junto a Marinho. O assunto, aliás, foi tema de briga feia entre secretários no ano passado, principalmente entre José Albino (Governo) e a primeira-dama Nilza de Oliveira (Orçamento e Planejamento Participativo).

No quesito verba sob controle, Tarcísio leva grande vantagem. Juntando os recursos de sua Pasta – Serviços Urbanos – com a de Nilza e de Jefferson José da Conceição (Desenvolvimento Econômico), grupo defensor do sindicalista administra R$ 543,1 milhões. Com verba da Câmara e da Secretaria de Esportes, próximos de Luiz Fernando gerem R$ 108,1 milhões.

Tarcísio também aposta na força do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para convencer Marinho. Ex-diretor da instituição, ele é nome defendido entre sindicalistas que sugeriram a candidatura de Marinho em 2008. Também goza de prestígio junto aos deputados estaduais Ana do Carmo e Teonílio Monteiro da Costa, o Barba.

O prefeito, por enquanto, não sinalizou seu favorito. E disse que vai fazer pesquisas de intenções de voto depois do Carnaval para mensurar a força dos candidatos do grupo governista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;