Esportes Titulo Em Sete Lagoas
Corinthians perde
chances e vê Cruzeiro
vencer com gol no fim

Pato esteve quatro vezes na cara de Fábio, mas
não fez, e equipe foi castigada em Sete Lagoas

Por Anderson Fattori
06/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
João Godinho/AE


O Corinthians teve de tudo para voltar de Sete Lagoas com a vitória tranquila na bagagem. Alexandre Pato teve quatro ótimas chances para marcar no primeiro tempo, mas parou no goleiro Fábio e sentiu na pele o castigo. No fim, o Cruzeiro foi mais efetivo e, com gol de pênalti, venceu por 1 a 0, ontem, na Arena do Jacaré.

Com a vitória apertada, os mineiros assumiram a liderança do Campeonato Brasileiro com sete pontos em quatro rodadas. Enquanto isso, os paulistas pararam nos cinco e caíram para a 13ª colocação.

Tite jogou para o alto o vitorioso padrão tático que impressionou no ano passado e mandou o Corinthians bem diferente a campo, talvez para modificar o panorama de um time que ainda não engrenou no Brasileirão. Douglas e Danilo atuavam recuados, à frente da linha de volantes e tentavam municiar Emerson e Pato, que buscavam movimentação para confundir os zagueiros.

A tática deu certo, sobretudo pelos vários passes errados dos cruzeirenses no meio de campo, que armavam o contra-ataque do rival. A primeira chance aconteceu logo aos 13 minutos, quando Emerson avançou pelo meio e deu lindo passe para Pato, que chutou em cima do goleiro Fábio.

Essa foi apenas a primeira oportunidade desperdiçada pelo atacante corintiano no jogo. Contestado por grande parte da torcida por conta do alto investimento feito pela diretoria – R$ 40 milhões –, o ex-jogador do Milan esbanjava velocidade, mas demonstrou que a pontaria continua bastante torta.

Foram mais três lances cara a cara com Fábio. No primeiro, aos 22, ele tabelou com Danilo, apareceu na área e mandou para fora. Depois, aos 25 e aos 33, o atacante parou em grandes defesas do goleiro.
Para quem esperava a segunda etapa bem mais aberta diante da necessidade de vitória das equipes, se decepcionou. Apáticos, os ataques eram bem menos efetivos do que as defesas e, assim, as oportunidade de gols eram bem raras.

O primeiro chute perigoso a gol foi apenas aos 29. Dagoberto cobrou falta e a bola passou por cima do gol. O Cruzeiro melhorou quando o rápido Élber entrou na vaga de Éverton Ribeiro. Caindo pela direita, ele levava vantagem sobre a marcação. Aos 35, apareceu nas costas de Fábio Santos, recebeu cruzamento, dominou, mas chutou por cima.

Era evidente que a marcação corintiana de Fábio Santos e Paulo André não conseguiria segurar o ímpeto do cruzeirense. E não deu outra. Aos 37, Élber arrancou em velocidade, invadiu a grande área e foi atropelado por Fábio Santos: pênalti e o lateral corintiano ainda foi expulso. Na cobrança, Dagoberto acertou o canto esquerdo e abriu o placar.

Com um a menos, o Corinthians entrou em desespero. De qualquer jeito o time foi ao ataque na busca pelo empate, mas abriu espaços para o Cruzeiro contra-atacar. E a Raposa só não ampliou porque faltou pontaria.
Na melhor chance, aos 45, Myke bateu cruzado e Cássio espalmou, evitando vexame ainda maior.

Emerson lamenta erros nas conclusões

Não deu para segurar. Contendo as palavras para não entrar em atrito com o companheiro Alexandre Pato, o atacante Emerson justificou a derrota com as quatro chances desperdiçadas pelo ex-jogador do Milan no primeiro tempo do jogo contra o Cruzeiro, na Arena do Jacaré.

“É difícil explicar o que aconteceu. Tivemos um primeiro tempo bom, possibilidades de fazer o gol. Algumas coisas no futebol não perdem o costume: quem não faz, toma”, comentou o jogador, evidentemente lamentando a falta de pontaria de Pato, que nos últimos dois jogos, contra Goiás e Ponte Preta, também desperdiçou grandes chances.

O goleiro Cássio contemporizou e mostrou confiança na rápida recuperação do atacante. “Quando ele (Pato) começar a fazer gol vai fazer em todos os jogos. Infelizmente, a gente não marcou no primeiro tempo. Quem almeja estar na frente tem de manter sequência boa. A gente teve oportunidade e não fez”, lamentou o goleiro, que praticamente não realizou defesa na partida.

O jogo de ontem foi o nono de Pato sem balançar a rede com a camisa do Corinthians. Durante a semana, o técnico Tite tinha chamado atenção para o baixo aproveitamento do jogador nas conclusões e intensificou o treinamento, mas pelo visto não adiantou muito.

Com Guerrero servindo a seleção peruana, Pato tornou-se o principal nom

Tempo seco favorece e obra da arena acelera em junho

Se tem alguém que está avidamente esperando a época da seca são os responsáveis pela Odebrecht, construtora que está erguendo a Arena Corinthians. Com 80% das obras concluídas, o estádio deve ter o fluxo de trabalho agilizado em junho para conseguir cumprir o prazo estabelecido pela Fifa, que é de 31 de dezembro.

O gerente de contrato da Odebrecht, Antônio Gavioli, aposta que o cronograma não terá atraso. “A época do ano vai nos ajudar a seguir a programação que falta. Os principais desafios são as questões de acabamento, como paredes, pisos, a parte de inteligência, além do gramado. Com o tempo seco, temos mais chance de agilizar o processo”, garantiu Gavioli.

Os meteorologistas acreditam que o tempo permanecerá estável pelo menos até setembro, facilitando para as empresas relacionadas à construção civil. A projeção de Gavioli é que o gramado seja plantado em junho, quando também é esperada a instalação dos assentos do estádio, além da finalização da cobertura. Atualmente, 1.360 funcionários trabalham no local.

OUTRO CHINÊS
Depois de Zizao, o Corinthians deve receber outro jogador do Oriente nos próximos dias. Mas não no futebol profissional. Destaque da televisão chinesa pela habilidade com a bola, Zhu Xu, 12 anos, conseguiu realizar seu sonho e fará teste nas categorias de base do Timão.

Zhu Xu procurou o clube para seguir os passos de Zizao, que rasgou elogios ao compatriota. “A técnica dele é nota 9. Ele é muito bom. É jovem e tem que treinar muito”, comentou.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;