Turismo Titulo
Macaé reúne praias, rios e cachoeiras
Roberta Nomura
Especial para o Diário
12/10/2006 | 10:05
Compartilhar notícia


O estigma perpetuado por gerações sobre Macaé tem perdido a força nos últimos anos. A associação do município ao setor econômico, decorrente da instalação da Petrobrás na cidade, já não é tão comum como nas décadas anteriores. A “Princesinha do Atlântico”, como é chamada pelos moradores, foi incluída nos roteiros turísticos de visitantes de todo o país por abrigar belas paisagens naturais, como praias, lagoas, cachoeiras e ilhas.

Considerada a “Copacabana” macaense, a praia dos Cavaleiros é o principal destino dos visitantes do município. A orla repleta de bares e restaurantes e o mar bravo e azul são os responsáveis pela comparação com a famosa praia da capital Rio de Janeiro. A continuação do 1,5 km de extensão da área recebe o nome de praia do Pecado, procurada por banhistas em busca de boas ondas, por pescadores ou mergulhadores.

Outras praias como a Campista, de Imbetiba, São José do Barreto e a Prainha do Farol também permanecem na mira das lentes fotográficas dos turistas.

Um pouco mais distante do oceano Atlântico, a cidade oferece outras opções naturais para o banhista se refrescar. Limite entre os municípios de Macaé e Rio das Ostras, a Lagoa de Imboassica possui 5 km de área propícia para a prática de esportes náuticos.

Cachoeiras como a Sete Quedas, Siriaca, Andorinha, Bicuda e Gamela, e os rios São Pedro, Sana e Macaé completam o paraíso ecológico da cidade de apenas 1.216 km². Entre os destinos mais disputados do município fluminense está a Ilha do Francês. Localizado na parte Leste da cidade, o espaço é quase totalmente coberto por mata tropical densa de médio porte e a única praia do local situa-se na parte Oeste, no fundo de uma enseada estreita e profunda.

Imponência - Cercada pelas serras da Cruz, Serro Frio e Bicuda Grande e Pequena, Macaé possui trechos que chamam a atenção pela altura de suas montanhas.

Com 1.429 m de altitude, o Pico do Frade se destaca como o ponto mais alto do município. Distante 56 km do centro urbano, a área é ideal para prática de escaladas e caminhadas, que podem ser monitoradas por guias especializados.

Outros dois Picos, o Bicuda Grande (757 m) e o Peito do Pombo (1,4 mil metros),

são atrativos imponentes da cidade.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;