Esportes Titulo
FIVB não aceitará transexuais em competições
Da AFP
28/01/2004 | 08:42
Compartilhar notícia


A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) eliminará a prova de verificação de gênero aplicada aos atletas, mas não aceitará os transexuais nas competições, informou nesta terça-feira o presidente do organismo, o mexicano Rubén Acosta.

"Vamos eliminar o teste de verificação do gênero porque é um gasto muito pesado para os organizadores das competições e, nos últimos dez anos, não encontramos mais do que um caso...", disse Acosta à imprensa, durante a reunião do comitê executivo e do conselho administrativo da FIVB no balneário de Acapulco (Oeste do México).

Ele lembrou que o caso foi de uma atleta brasileira, embora o "médico tenha comprovado que não se tratava de uma situação de masculinidade. Mas, acrescentou, a atleta apresentava características que levavam a crer que tinha mais hormônios masculinos. Ela foi tratada e voltou a jogar vôlei normalmente", explicou. "De qualquer forma, vamos eliminar o procedimento do controle de gênero de nossas competições, a menos que o Congresso da FIVB (marcado para maio próximo em Portugal) decida continuar com isso", frisou o dirigente.

Acosta ressaltou, além disso, que a FIVB não aceitará atletas transexuais nas competições nacionais e nem nas internacionais que forem organizadas pela entidade. "Não acho que isto deva ser permitido, apesar de os suecos estarem insistindo muito em nome dos direitos humanos e da liberdade do indivíduo, mas há direitos humanos que já são abusos humanos", manifestou o responsável mexicano, dirigente da FIVB há 20 anos.

De acordo com Acosta, o Brasil "tem um caso de transexual que deseja atuar nas equipes femininas, o que a FIVB não aceita".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;