Memória Titulo
Os 60 anos da Vera Cruz no Diário On-Line

O professor Antonio de Andrade, coordenador de Rádio e TV da Universidade Metodista, é o convidado de hoje do quadro "Grande ABC Memória"...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O professor Antonio de Andrade, coordenador de Rádio e TV da Universidade Metodista, é o convidado de hoje do quadro "Grande ABC Memória", do DIÁRIO ON-LINE. Ele fala sobre os 60 anos da Companhia Cinematográfica Vera Cruz: 1949-2009.

Andrade é um especialista da História da Vera Cruz. O tema está presente na pauta dos seus alunos na Metodista. Ao DOL ele relembra os contatos que teve com o cenógrafo Pierino Massenzi, premiadíssimo da Vera Cruz e que nos deixou recentemente.

Pierino Massenzi está também no site do DIÁRIO, num depoimento prestado a alunos da Universidade Metodista e perpetuado no DVD "Quadros e Esquadros", de 2008. O DVD leva a assinatura de Alfredo Dias D'Almeida e traz também depoimento de Dona Gina Lombardi Massenzi, esposa de Pierino.

O sonho de Cicillo Matarazzo, a descoberta da atriz são-bernardense Marisa Prado, o premiado "O Cangaceiro", o romântico "Tico-Tico no Fubá" são outros temas abordados por Antonio de Andrade.

Memória na Internet - Programa 19: Vera Cruz, 60 anos de história. Entrevistado: Antonio de Andrade, com imagens extras da Universidade Metodista e fotos do acervo de Manuel Monteiro, contrarregra histórico da Vera Cruz. Editor do DIÁRIO ON-LINE, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.

O 10º Congresso

No dia 5 de novembro, o 10º Congresso de História do Grande ABC terá numa das salas da Universidade São Caetano um painel com vários temas, coordenado pela socióloga Doraci Sponchiato, do Serviço de Patrimônio Histórico de São Bernardo:

1 - Os 200 anos da Freguesia de São Bernardo, com Roberto Vertamatti, da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem;

2 - A vida econômica marginal no Tijucuçu (1730-1792), com Cristina Toledo e Carvalho, da Fundação Pró-Memória;

3 - Aldeia indígena Tenondé Porã (Morro da Saudade): a luta de um povo para manter sua identidade cultural (1954-2003), com Rosicler Ruza (UNIABC);

4 - Tropas, tropeiros e cargueiros pelo caminho do mar, através da Borda do Campo, em São Paulo, séculos 18 e 19, com Luiz Carlos de Souza (UNIABC);

5 - O desenvolvimento socioeconômico de Rio Grande da Serra, com Maria Rita Serrano (UNIABC);

6 - Patrimônio histórico cultural (Santo André): uma viagem às origens, com Sérgio Ricardo de Oliveira e Carla Daniela Gomes (UNIABC);

7 - Indígenas no Grande ABC, com Marcos Júlio Aguiar e Neli Guiguer (OPÇÃO BRASIL).

Inscrições abertas para o 10º Congresso de História do Grande ABC: Fundação Pró-Memória de São Caetano. Informações: http://www.fpm.org.br/; 4223-4780.

São Caetano

61 anos de autonomia. Programação de hoje: 8h, palestra de Olga Montanari de Mello, líder autonomista; local: Semef (escola); endereço: Bairro Cerâmica, à Rua José Benedetti, 550.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 23 de outubro de 1979

Manchete - Brizola defende PT em Santo André mas não fala com Grillo (Lincoln, prefeito). Em sua primeira visita ao Grande ABC no retorno do exílio, Leonel Brizola, ex-governador do Rio Grande do Sul, visitou o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André.

Diadema - Vice-prefeito Romeu da Costa Pereira, no exercício do cargo de prefeito, demite o diretor de Obras, Luiz Eduardo Figueiredo; em solidariedade, a assessoria ligada ao prefeito Lauro Michels pede demissão em massa.

Futebol - Domingo, em Rio Claro, Rio Claro 2, Santo André 2, pela semifinal da Divisão Intermediária.

Acidente - Fogo destrói depósito em duas horas no Jardim Campanário, Diadema.

EM 23 DE OUTUBRO DE...

1904 - Ennio Brancaglion nasce em Campinas (SP). Foi o primeiro prefeito de Mauá.

1909 - Aprovado o primeiro Código de Posturas Municipais no Grande ABC.

1919 - Deportado Alexandre Zanella, liderança dos canteiros do Pilar, hoje Mauá.

- Nascimento de Armando Zoboli, cantor lírico de São Bernardo.

- Começa a primeira greve geral de São Paulo.

1969 - Governo federal institui a Taxa Rodoviária Única (TRU) e anuncia a criação da Loteria Esportiva.

HOJE

Dia da Aviação Brasileira, Dia do Aviador e Dia de Santos Dumont.

Sagrada Família

10ª Festa da Padroeira.

Hoje, ao meio-dia: shows e barracas de alimentação; às 19h30, Missa da Família; tema: "A família". Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, Centro, São Caetano. Mais informações: www.matrizsagradafamilia.com.br.

SANTOS DO DIA

João Bondoso, João de Capistrano, Odete e Vero.

João de Capistrano (Abruzzo, Itália 1386 - Villach, Áustria 1456). Sacerdote. Deixou uma obra escrita em 17 volumes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;