Economia Titulo
Ipea reduz estimativa e prevê PIB de 3,3% em 2006
Do Diário OnLine
06/09/2006 | 11:41
Compartilhar notícia


Depois do fraco desempenho da economia brasileira no segundo trimestre, que cresceu apenas 0,5%, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão do Ministério do Planejamento, revisou para baixo a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2006. No Boletim Trimestral de Conjuntura, divulgado nesta quarta-feira, a projeção caiu de 3,8% para 3,3%.

No dia anterior, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que é "perfeitamente possível" ao Brasil alcançar um crescimento de 4% da economia neste ano, apesar do fraco desempenho do PIB no segundo trimestre.

As previsões do Ipea para os investimentos também caíram em relação à última estimativa, de 7,8% para 6%. Também pioraram as projeções de desempenho da indústria (de 5,3% para 4,2%), agropecuária (de 2,5% para 3,3%) e setor de serviços (de 2,7% para 2,4%).

Por outro lado, o Ipea elevou sua previsão para o superávit da balança comercial, de US$ 40,4 bilhões para US$ 43,6 bilhões. A projeção para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), indicador oficial de inflação, caiu de 4,4% para 3,2%, bem abaixo da meta de 4,5% do governo para o ano.

Em relação aos juros, o instituto espera que a Selic feche o ano em 14%, contra previsão anterior de 14,2%.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;