Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como é feito o vidro?

Processo de fabricação conta com a ajuda de diferentes tipos de temperaturas

Tauana Marin
20/12/2015 | 07:10
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


O vidro é feito a partir da união de ingredientes que passam por processo químico. Grande parte (cerca de 72%) é formada de sílica (areia). Cálcio, sódio, magnésio e barrilha (ou carbonato de sódio) também são necessários. É o material mais natural que existe, já que, ao se decompor, volta a se integrar ao meio ambiente na forma dos ingredientes.

A primeira coisa a se fazer quando se fabrica alguma coisa de vidro, como, por exemplo, uma garrafa, é separar as matérias-primas (componentes que formam o vidro). Os itens necessários são pesados e misturados, como se fosse uma receita de bolo. Tudo precisa ser medido. 

A partir de então, é feita a fusão (processo de passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido). Isso é realizado com equipamento que mantém os ingredientes em altas temperaturas, chegando a 1.600 °C. 

Já com uma massa líquida (como se fosse mel), o vidro é transferido a uma máquina encarregada de deixá-lo no formato que desejar. Na indústria automática, onde se faz garrafas e potes, se utilizam moldes. Um cano é usado como se fosse um ‘canudinho’, com o responsável soprando o ar e fazendo o desenho do item. A ideia é de encher uma espécie de bexiga. O vidro é deixado para esfriar e endurecer, em processo rápido, que leva cerca de dez segundos. 

CURIOSIDADES

O vidro é o único material 100% reciclável, ou seja, com um quilo de caco (pedaços) é possível produzir, igualmente, um quilo de vidro infinitas vezes. A reciclagem é uma boa opção, já que ele demora cerca de 4.000 até 1 milhão de anos para se decompor, dependendo do objeto.

Antônio Pietro Marzola Sousa, 10 anos, de Santo André, não consegue entender como é possível fazer objetos de vidro em diferentes tamanhos e formas.

Consultoria de Claudia Zampelli, gerente de marketing da Abividro (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;