Internacional Titulo
Fim do bloqueio revolta famílias de soldados em poder do Hezbollah
Por Da AFP
07/09/2006 | 09:19
Compartilhar notícia


A decisão de Israel de suspender o bloqueio que havia imposto ao Líbano provocou revolta e mal-estar entre as famílias dos militares seqüestrados pelo Hezbollah, que consideram que o Estado hebreu perdeu assim o último meio de pressão para obter a libertação dos oficiais.

"Ao levantar o bloqueio perdemos um importante meio de pressão sobre o governo e os próprios libaneses", declarou à rádio militar Benny Regev, irmão do soldado Eldad Regev.

Eldad Regev e Ehud Goldwasser foram capturados pelo Hezbollah no dia 12 de julho na fronteira libanesa, o que provocou um conflito sangrento entre Israel e o Hezbollah.

O irmão de Eldad Regev manifestou o temor de que, com o fim do bloqueio aéreo e marítimo que Israel impunha desde 13 de julho ao Líbano, os dois soldados possam ser transferidos para o Irã.

"Segundo nossos conhecimentos, os dois soldados prisioneiros estão no Líbano. Amanhã (quinta-feira), quando o bloqueio for suspenso, poderão estar em Teerã e ter assim o mesmo destino de Ron Arad", disse.

Ron Arad, cujo avião foi derrubado no sul do Líbano em 1986, foi capturado por militantes xiitas libaneses do movimento pró-sírio Amal. Estes últimos o teriam passado ao Hezbollah e nunca mais se teve notícias de Arad, segundo a imprensa israelense.

O caso dos dois soldados feitos prisioneiros pelo Hezbollah e o de um terceiro capturado por combatentes palestinos na Faixa de Gaza, no final de junho, trouxeram à tona as recordações sobre o caso do piloto Ron Arad.

Há 20 anos este caso é uma obsessão para Israel, o que abala profundamente a confiança das famílias dos militares seqüestrados no governo.

O primeiro-ministro Ehud Olmert, que havia afirmado que um dos objetivos da guerra contra o Hezbollah era a libertação sem condições dos dois militares, deve receber os familiares dos oficiais para explicar a decisão de levantar o bloqueio.

O bloqueio permaneceu em vigor, apesar do fim das hostilidades em 14 de agosto, segundo os termos da resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que estabelecia entre outros pontos o término do embargo aéreo e marítimo de Israel sobre o Líbano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;