Cultura & Lazer Titulo
Oscar adiantado muda Hollywood
Laura M. Holson
Do New York Times
28/01/2004 | 19:50
Compartilhar notícia


O carpete vermelho para a entrega do Oscar só será desenrolado no próximo mês, mas os executivos dos estúdios já estão pensando no próximo ano. Aproveitando as dicas das indicações para o Oscar desse ano, os estúdios esperam mudar a forma como irão comercializar seus filmes nos próximos anos.

Uma das mudanças já está clara: os estúdios tentarão amarrar suas campanhas ao lançamento de um DVD, como ocorreu com Seabiscuit – Alma de Herói. Lançada em junho, a produção – que conta a história de um famoso cavalo de corridas – foi quase um fracasso nas bilheterias. Apesar disso, teve sete indicações ao Oscar, inclusive Melhor Filme. A virada de mesa ocorreu após uma intensa campanha de marketing de venda e aluguel do filme em DVD.

Os estúdios também estão preocupados com as estréias em dezembro, uma vez que a entrega do Oscar foi adiantada, o que dificulta a tarefa dos eleitores da Academia de assistirem a todas as produções.

Como resultado, muitos em Hollywood prevêem o lançamento de filmes no decorrer do ano, com campanhas ligadas ao lançamento de DVDs – o que também facilitaria a vida de quem vota.

“É muito perigoso lançar filmes em dezembro, especialmente com essa temporada mais reduzida”, afirmou Russell Schwartz, presidente de marketing nacional da New Line Cinema, que distribuiu o episódio final de Senhor dos Anéis (11 indicações ao Oscar 2004). Os executivos dos estúdios que não previram o impacto disso nos lucros estão sendo forçados a criar novas estratégias de adaptação.

Seabiscuit – Alma de Herói, por exemplo, fez sua estréia nos DVDs em dezembro, após o início da temporada de votação. O filme já vendeu 6,5 milhões de cópias – 5 milhões nos seis primeiros dias – superando os US$ 120 milhões que arrecadou em sua estréia no cinema e tornando-se um dos dramas mais vendidos na história do DVD.

“Esse é um bravo novo mundo”, disse James Schamus, co-presidente da Focus Features, que distribuiu Encontros e Desencontros em setembro. O filme foi indicado para quatro categorias, incluindo Melhor Filme, e deve ser lançado em DVD no próximo mês. “Não estamos falando só de colocar um pouco mais de café na xícara”, afirmou, referindo-se às vendas de DVD.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;