Esportes Titulo Mundial
Fumassa dá partida no Copa Bus
Por Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
09/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O condutor do Copa Bus, Edilson de Oliveira Santos, 42, o Fumassa, que não admite colocar apenas um s no apelido, comprovou ontem que não é apenas um funcionário exemplar e acima de qualquer suspeita. É, acima de tudo, aquele personagem admirado pelos próprios passageiros que o reencontraram diariamente na hora de encarar as loucuras do trânsito.

Ao exibir as novas cores do ônibus todo envelopado no tom verde-amarelo - as cores alusivas à Seleção Brasileira - Fumassa, fanfarrão ao volante do veículo, roubou as melhores e descontraídas cenas durante o trajeto do Bairro Bom Pastor ao Capuava. Rotineiramente, a linha inclui as ruas e avenidas centrais de Santo André.

O ritual só estará concluído no encerramento do Mundial. Haverá duas TVs de LCD de alta definição para que os torcedores - a caminho do trabalho - possam acompanhar as imagens ao vivo direto da África do Sul.

Na manhã de ontem, as pessoas acenavam das calçadas ou dos estabelecimentos comerciais para responder ao buzinaço de quem sempre trabalha de bom humor. Isso há exatos 22 anos em uma das empresas de transportes da cidade. "Sou um cara feliz e procuro passar alegria às pessoas. O sujeito vai trabalhar de manhãzinha e a primeira coisa é subir aqui e reclamar do motorista. Levo na boa e logo vejo que a pessoa relaxa. Todos gostam de mim. Me orgulhoso disso. Não adianta brigar", ensina Fumassa, o herói e a referência da mulher Luciene ou dos filhos Nayara e Gustavo.

Ele atribui tanto ufanismo na vida - retratado especialmente no visual do Busão e mesmo nos trajes exóticos - à certeza de que o futebol põe o Brasil na boca do mundo. Portanto, não teria como não prever a conquista do hexa ao ritmo de Kaká, Robinho, Luís Fabiano e companhia igualmente bem valorizada no universo da bola. "Não sou daqueles que secam o técnico Dunga e carregam sentimentos derrotistas. Que falam: ‘olha, podemos perder...' Não aceito nenhum pessimismo na minha frente. Sou de confiar. Se Deus quiser, vamos trazer mais um título", acredita.

O vice-presidente da Gestão Empresarial do Santo André, Romualdo Magro Júnior, representou o clube na estreia do Copa Bus. O dirigente gostou do que viu. "Ele (Fumassa) é de amar o que faz. Já deu para sentir isso. Eles foram bastante criativos. Colocaram até grama sintética no piso do ônibus", exemplificou Romualdo, ao elogiar a verdadeira obra-prima de Fumassa e Thiago Vaz (um dos idealizadores).

Entre outras motivações aos usuários, haverá distribuição de tabelas de jogos da Copa. As crianças também ganharão brindes, como chaveiros ou bexigas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;