Economia Titulo Mercado
Brasil e Argentina vão discutir restrições no comércio
Por
01/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A Argentina e o Brasil vão discutir a possibilidade de ampliar seus respectivos mercados para produtos de ambos os países que ainda sofrem restrições comerciais. A informação foi dada pelo ministro de Agricultura, Wagner Rossi, após reunião com o ministro argentino Julián Domínguez, ontem, em Buenos Aires. As discussões vão começar em julho, quando será realizada a primeira de uma série de reuniões trimestrais acertadas entre os dois ministros.

Rossi explicou que existem normas internas em ambos os países que dificultam, por exemplo, o acesso das bananas brasileiras ao mercado vizinho, onde é comercializada o produto de origem equatoriana. "Por causa de restrição sanitária de um caso ocorrido há 30 anos, o Brasil tem dificuldade de negociar a venda do item na Argentina", reclamou. Por outro lado, o país vizinho quer aumentar suas vendas de mosto para a indústria brasileira de sucos de uva. Contudo, lei brasileira impede essa ampliação. "Esse caso é mais complicado, mas vamos analisar", prometeu Rossi, afirmando ainda que o país vizinho demanda também a adequação de uma medida sanitária que limita suas exportações de cítricos para os brasileiros.

Rossi informou que nas reuniões trimestrais que serão realizadas com o colega argentino será elaborada agenda, cuja discussão pretende incluir os empresários de ambos os países. "Haverá reunião na primeira semana de julho em Brasília para tratar os assuntos, e todas as reuniões serão precedidas por discussões de equipes técnicas", relatou.

De acordo com o ministro, "os argentinos querem saber como é o apoio do governo o à comercialização da safra, a política de garantia de preços mínimos, e vamos levá-los para conhecer a Conab".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;