Esportes Titulo Na África do Sul
Com mudanças, Brasil tenta convencer

Dunga poupa titulares contra os Estados Unidos na segunda rodada da Copa das Confederações nesta quarta-feira

Fernando Cappelli
Com Agências
17/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Brasil volta a campo hoje (11h) pela Copa das Confederações na África do Sul ciente de que uma atuação convincente contra os Estados Unidos abafará a má impressão deixada na conturbada partida de estreia contra o Egito.

Mas o técnico Dunga fará mudanças significativas entre os titulares. E a opção, segundo o próprio treinador, não é para responder às críticas ou ao mau desempenho do time no primeiro jogo (vencido por 4 a 3), mas sim para atender às recomendações dos médicos e preparadores físicos da comissão técnica, preocupados com o desgaste de alguns jogadores.

Três mudanças, inclusive, já foram definidas pelo treinador e seu auxiliar Jorginho. Assim, o zagueiro Juan e os meias Kaká e Elano devem sair, para as entradas de Luisão, Julio Baptista e Ramires. Já na lateral-esquerda, a troca será feita por questões técnicas: André Santos substituirá Kléber. E até mesmo o atacante Robinho, que passa por má fase, também corre o risco de perder o lugar.

As alterações haviam sido programadas antes mesmo do início da Copa das Confederações. Dentro da estratégia de Dunga, o Brasil teria todos os titulares contra o Egito, um time misto diante dos Estados Unidos, e novamente força máxima no clássico com a Itália, no domingo, quando acaba a primeira fase do torneio.

NEGADO - A Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado) se pronunciou ontem sobre o questionamento feito pela Federação do Egito, que, insatisfeita com a marcação do pênalti no jogo contra o Brasil, enviou carta de reclamação à entidade máxima do futebol mundial.

Depois de analisar as evidências, incluindo o que foi relatado pelo árbitro Howard Webb na súmula, a Fifa informou que o assistente número 1, Mike Mullarkey, foi o responsável por elucidar o caso.

Mike estava auxiliando Howard Webb no campo que fica no lado direito da tribuna da imprensa. No momento do lance que originou o quarto gol da Seleção Brasileira na vitória por 4 a 3 , o inglês se encontrava próximo ao meio-campo, perto da posição em que fica o quarto árbitro e, de acordo com o comunicado, tinha visão privilegiada do lance.

Juan admite desgaste e folga no jogo de hoje

O zagueiro Juan revelou ontem que também deve ser um dos titulares do Brasil que serão poupados pelo técnico Dunga no jogo de hoje. Ele lembrou que sofreu com lesões na última temporada europeia e que sente bastante o desgaste físico.

"Já era previsto que eu não poderia fazer todos jogos. Apenas os principais. Agora tenho mais dois dias. Vou treinar, ver como me sinto, conversar com o Dunga e dar liberdade para ele escalar", afirmou.

Juan admitiu que o cansaço e a falta de ritmo tem atrapalhado o seu desempenho.

"Depois do jogo, sinto dor muscular na perna, não dá tempo para recuperar. Quero chegar em algumas bolas e não consigo. Tem o problema do fuso horário, jogadores dormindo mal. Isso influencia no segundo tempo", comentou o zagueiro, ao lembrar da queda de produção do Brasil na vitória sobre o Egito, por 4 a 3, segunda-feira.

(da AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;