Economia Titulo Sebrae
Sebrae investe R$ 30 mi em novas incubadoras
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
14/06/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Estado de São Paulo investirá, entre 2009 e 2010, um total de R$ 30 milhões em projetos de incubadoras de empresas. O aporte destina-se a incentivar iniciativas inovadoras de micro e pequenos empreendedores. As inscrições dos projetos começam na segunda-feira, 16 de junho, e se estendem até dia 15 de agosto.

Os projetos de empreendedorismo devem ser apresentados nas incubadoras: são 79 no Estado de São Paulo, das quais três no Grande ABC - nas cidades de Santo André, São Bernardo e Mauá (veja endereços ao lado). Entre os requisitos para participação estão a apresentação de estudos de viabilidade técnica e econômica do projeto e o plano de negócios.

"Vale lembrar que a inovação deve predominar. Alguns dos projetos podem estar na fase de desenvolvimento do produto, outros mais avançados. A idéia de incubar é que todo esse processo seja cuidado e acompanhado constantemente", afirma a analista do Sebrae-SP, Fernanda Morais. As propostas serão analisadas pelos conselhos das incubadoras.

O conceito de ‘incubar' contempla ambientes planejados para atender às necessidades de cada empreendedor. São espaços físicos amplos e divididos em boxes. Em cada ambiente, é desenvolvido um projeto, seja de uma micro ou pequena empresa.

RETAGUARDA
O Sebrae disponibiliza aos participantes que tiverem seus projetos aprovados toda a infra-estrutura - desde a orientação e a consultoria até a retaguarda técnica, administrativa e operacional. As propostas selecionadas são financiadas por parcerias do órgão com instituições de ensino, associações e prefeituras.

"É uma vantagem para o empreendedor, que poderá desenvolver sua proposta com custos reduzidos", menciona Fernanda. Ela também ressalta a troca de experiências entre os empreendedores como outra vantagem.

A iniciativa de apoiar organicamente incubadoras surgiu em 1996. Atualmente, são beneficiadas 1.000 empresas, que empregam 3.600 trabalhadores.

PARTICIPAÇÃO
O edital de seleção de propostas com o regulamento está disponível no site www.sebraesp.com.br. Os selecionados podem ter respaldo por até quatro anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;