Cultura & Lazer Titulo Paulo Coelho
Hits musicais e best-sellers no currículo
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
04/06/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Antes de se tornar o escritor brasileiro mais popular em todo o mundo - com cerca de 100 milhões de livros vendidos -, Paulo Coelho atuou como diretor de teatro, compositor e jornalista. Nos anos 1970, estabeleceu uma lendária parceria com o cantor baiano Raul Seixas, que resultou na criação de diversos clássicos do rock brasuca, entre eles Gita, Al Capone e Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás.

O autor também foi colaborador de outros nomes consagrados da música popular brasileira, como as cantoras Rita Lee e Elis Regina. Nessa mesma época, seu interesse por questões espirituais o levou a ingressar em sociedades secretas e a promover uma intensa pesquisa sobre os preceitos de religiões orientais.

Em 1986, fez a peregrinação pelo Caminho de Santiago, na Espanha. Essa experiência foi descrita no livro O Diário de um Mago. Dois anos mais tarde, publicou O Alquimista, um dos maiores fenômenos literários do século 20.

O best-seller já vendeu 30 milhões de exemplares e atingiu o primeiro lugar nas listas dos mais vendidos em 18 países. Apreciado por personalidades tão diferentes como a diva do pop, Madonna, e o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, o livro foi adotado em escolas de países como França, Argentina, México e Espanha.

O currículo do escritor conta com outras obras de grande repercussão, caso de Brida (1990), As Valkírias (1992), Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei (1994), Veronika Decide Morrer (1998) e A Bruxa de Portobello (2007). Nomeado Mensageiro da Paz pela ONU, Paulo Coelho detém uma coleção de prêmios, entre eles o Crystal Award, concedido pelo Fórum Econômico Mundial.

Desde 2002, ocupa a cadeira 21 da ABL (Academia Brasileira de Letras).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;