Política Titulo Encontro
Eleitos para OAB se
unem por Ficha Limpa

Primeiro encontro entre os seis comandantes eleitos no dia 29
ocorreu ontem pela manhã, na sede do Diário, em Santo André

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
08/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Os presidentes das subsecções da OAB no Grande ABC buscam a união para levantar bandeiras de projetos regionais no próximo triênio. O primeiro encontro entre os seis comandantes eleitos no dia 29 ocorreu ontem pela manhã, na sede do Diário, em Santo André. O principal tema abordado pelos advogados foi a Lei da Ficha Limpa aplicada aos funcionários comissionados e futuros concursados dos Executivos e Legislativos municipais. Somente em São Caetano foi aprovada propositura na Câmara.

O presidente reeleito da subsecção de Santo André, Fábio Picarelli, avaliou que a Ordem precisa se engajar em projetos políticos. "Foi um tema muito explorado na campanha eleitoral. Agora chegou o momento de a gente cobrar da Câmara a aprovação dessa lei", afirmou.

Único comandante colocado no poder por consenso, o advogado de Ribeirão Pires José Valdemar Romaldinni Júnior salientou que a subsecção se preocupou com o tema no ano passado. "Encaminhamos ofício para o Legislativo solicitando o projeto de lei", recordou. Porém, os parlamentares ainda não acataram o pedido.

Luís Ricardo Davanzo, futuro presidente da Ordem em São Bernardo, considerou a medida importante, mas ressaltou que a lei municipal precisa ser elaborada com cuidado. "Sou a favor desde que seja respeitado princípio da presunção de inocência, ou seja, a pessoa só deve ser considerada culpada após uma sentença irrevogável, transitada em julgado", analisou.

Os comandantes eleitos também externaram desejo de criar sistema que acompanhe o trabalho do Judiciário. A ideia seria publicar os relatórios de desempenho dos magistrados enviados mensalmente ao Tribunal de Justiça. "A produção cai e os juízes são chamados para uma reunião. Quando fui presidente da Ordem (há 15 anos), tentei publicar os documentos, mas não consegui. O Judiciário tem que se preocupar com a gente", reiterou Luis Carlos Spíndola, presidente da OAB de Mauá.

O andreense Picarelli ressaltou que a TV Justiça oxigenou o trabalho dos magistrados e aproximou o Judiciário da população. "Por que não pensamos que cada subsecção tenha uma TV Justiça?", sugeriu.

 

LUTAS PELA CLASSE

Pauta de todas as campanhas, o transporte exclusivo para advogados entre os Fóruns das sete cidades foi debatido. Marilza Nagasawa, eleita para administrar a subsecção de Diadema, relatou a dificuldade de os colegas se locomoverem. "O advogado precisa chegar rápido aos seus destinos e por isso a medida é importante", considerou a advogada.

A interligação com a Estação Tamanduateí, que dá acesso ao Metrô e à Linha 10-Turquesa da CPTM, foi a proposta apresentada pelo presidente reeleito da subsecção de São Caetano, Adilson Paulo Dias. "Podemos fazer reuniões mensais para debater o tema", completou.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;