Cultura & Lazer Titulo Samba
Chico Mendes
canta João Nogueira

Músico promove homenagem nesta quinta-feira ao amigo,
compositor e parceiro de rodas de samba no Rio de Janeiro

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
15/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Voz que canta o samba, o músico Chico Mendes rende homenagem hoje ao amigo, compositor e parceiro das rodas de samba no Rio de Janeiro João Nogueira, morto em 2000. Com portas abertas ao público, Mendes se apresenta na Lanchonete do Sesc Santo André, às 17h.

O cantor será acompanhado pelo grupo Sambachoro, que conta com Rodrigo Carneiro (violão de 7 cordas), Émerson Bernardes (cavaquinho), Maik Moura (Bandolim), Fábio Ferreira (pandeiro), Juninho Batukada (surdo de marcação) e Koka Pereira (percussão).
Segundo Mendes, a ideia do show, que leva o nome Nó na Madeira, surgiu ano passado. "Vamos homenagear quem é referência para o nosso trabalho. Falam de muitas pessoas e esquecem de falar de João Nogueira", diz o músico.

"A música dele representa tudo de bom. E música boa está em extinção nos dias de hoje. A cultura está abandonada. A falsa cultura toma conta com essa política do jabá", afirma Mendes.

Nas composições do amigo, ele coloca seu feeling, mas faz questão de que permaneça a originalidade das canções. "Procuramos somar, respeitar a obra do artista", diz.

Do repertório escolhido, ele cita algumas em especial. "Tem uma que gosto muito pois retrata o que sou como cantor, que é Minha Missão. Faço ela à capela, e sem desafinar", brinca.
Outra que marca muito o cantor é Seu Dono da Gente. "Ela é política, nunca tocou muito por aí. Ele previu o que iria acontecer, o desmando total", afirma. O show traz ainda faixas como Poder da Criação e Batendo a Porta.

O próximo passo de Mendes, que já homenageou Clara Nunes, é o projeto Sambas Que o Povo Canta, com Chico Mendes. Nas homenagens, estarão músicas de Cartola, Paulinho da Viola e Clara Nunes, adianta o cantor. Outro desejo que pode ganhar os palcos em breve é reler parte da obra de Ivone Lara.

Chico Mendes canta João Nogueira - Música. No Sesc Santo André (lanchonete). Rua Tamarutaca, 302. São Paulo. Tel.: 4469-1200. Hoje, às 17h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;