Márcio Bernardes Titulo
Agora começa a Copa de verdade

A Copa do Mundo terá sabor diferente a partir de agora

Por Especial para o Diário
27/06/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A Copa do Mundo terá sabor diferente a partir de agora. Não será mais possível ir para a estrada e enfrentá-la no ponto morto. Nem em marcha-ré. De preferência deve-se usar marchas altas. Assim evita-se riscos e multas.

Há dois confrontos iguais e empolgantes entre os oito jogos: Alemanha x Inglaterra e Espanha x Portugal. Os outros jogos têm sempre favorito. Argentina deve ganhar do México, Holanda está adiante da Eslováquia, Estados Unidos deve ganhar de Gana e Paraguai é melhor que o Japão.

O Uruguai manteve o favoritismo contra a Coréia do Sul. Tomou susto no início do segundo tempo, mas venceu merecidamente e vai para as quartas de final.

Claro que ficou faltando à Seleção Brasileira. Não precisa nem dizer o prognóstico do jogo contra o Chile. Em todos os sentidos o Brasil é favorito; no retrospecto, nos times, na tradição e na categoria.

A missão brasileira poderá ser facilitada, dependendo do bom-senso do seu treinador. Claro que voltarão ao time amanhã Kaká, Elano e Robinho. Mas pequena ousadia poderia ser demonstrada: colocar Gilberto ou Daniel Alves no lugar de Michel Bastos.

Tenho certeza que Dunga deve estar ponderando a possibilidade de Josué entrar no lugar de Felipe Melo. Nem tanto por causa da contusão do ex-flamenguista, mas por sua instabilidade emocional.

A Seleção Brasileira deve se impor e mostrar sua superioridade. Tocar e ter o domínio da bola o tempo todo pode até ser admissível, mas um pouco de impetuosidade não faz mal a ninguém. Principalmente quando se tem bons jogadores para colocar isso em prática.

Se passar pelo Chile, como se prevê, a missão brasileira será ainda mais fácil do que a Argentina nas próximas fases, que só nos enfrentaria em uma final.

Bastidores

Impressionante a debandada de torcedores da Itália e França. Decepcionados, eles não quiseram ficar nem para as oitavas de final. Com isso, hotéis ficam mais vazios, perdem dinheiro e o turismo se reduz. Ninguém esperava que os dois times fossem desclassificados tão cedo.

- Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina honram a América do Sul na Copa. Diferentemente dos europeus e africanos, nosso continente está com prestígio em alta aqui.

- Júlio Baptista, boa gente, perdeu sua grande chance na Seleção Brasileira. Jogou mal e não fez sequer uma jogada durante toda partida contra Portugal. Dunga deve ter se rendido à realidade. Sua dose de lealdade foi cumprida e o que resta-nos é rezar para Kaká não se machucar.

- Ricardo Teixeira estaria sendo pressionado pela Globo. Quase cedeu à tentação de mostrar força e poder. Mas recuou ao ser informado que qualquer atitude contrária à Dunga ele pediria demissão, deixando o presidente da CBF em saia justa.

Toque final

Indiscutivelmente os índices de violência nas grandes cidades sul-africanas estão abaixo da época de quando começou a Copa do Mundo.

Os estádios, centros de imprensa, hotéis e locais oficiais estão muito mais protegidos. As ruas, avenidas, estradas para aeroportos, também.

Os delinquentes estão tendo mais dificuldade com a repressão que aumentou, felizmente. Teve gente que também aproveitava a displicência dos seguranças e porteiros nos estádios. E abusava.

Ainda há falhas em todos os lugares, é verdade. Mas com as medidas tomadas pela Fifa e pelo Comitê Organizador esse item merece elogios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;