Política Titulo Cabide de emprego
Democrata critica
falta de efetividade
do Consórcio

Toninho de Jesus protocola documento na Câmara de Sto.André em que pede relatório de realizações

Por Fábio Martins
DO Diário do Grande ABC
21/06/2013 | 07:03
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Base de sustentação ao governo Carlos Grana (PT), o vereador de Santo André Toninho de Jesus (DEM) criticou ontem de modo incisivo, na tribuna da Câmara, a inoperância do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC em 22 anos de fundação. Segundo o democrata, a entidade, atualmente de caráter público, serve apenas de cabide de emprego, sem qualquer tipo de ações práticas de execução. “Só se fala em planos, projetos e propostas. Nada de efetivo sai do papel de lá de dentro.”

Toninho protocolou documento – aprovado na sessão de ontem – em que requer relatório detalhado sobre as realizações do órgão. Para o parlamentar, o dinheiro repassado ao local por cada Prefeitura tem sido “jogado no lixo” – no ano passado, somente o Paço andreense aplicou valor na ordem de R$ 1,1 milhão no Consórcio. “Quero receber informações oficiais do que, de fato, essa transferência, que não é ínfima, trouxe de benefícios aos cidadãos da cidade e da região.”

A entidade tornou-se pública em 2010, para adequar o consórcio a uma lei federal, passando a integrar a administração indireta dos municípios consorciados. Com a mudança, na teoria, fica legitimado para planejar e executar ações de políticas públicas. Dessa forma, pode firmar acordos entre os governos e abrir processos de licitações para obras em prol do Grande ABC, receber recursos oriundos das esferas estadual e federal, bem como de organismos internacionais.

No requerimento constam questionamentos quanto aos planos de mobilidade, cicloviário e de redução de riscos, além do centro de monitoramento integrado anunciados recentemente pelos sete prefeitos. “Muito se fala e pouco se faz. Tem verba pública, cargos, só não eficácia. Não se vê produtividade”, disse, ao recriminar a tentativa dos gestores municipais em puxar a fatura da redução anterior da tarifa de ônibus. “Quem diminuiu o imposto (PIS/Cofins) foi a presidente Dilma (Rousseff).”

A principal reclamação política em relação ao Consórcio é que as discussões não expandem aos horizontes regionais. Reivindicações recorrentes, como a garantia de cadeira a integrantes da prefeitura de São Paulo e aos governos do Estado e federal, não avançam diretamente no âmbito local. “A população sempre espera algo de concreto que favoreça todas as cidades envolvidas. Aonde está o Bilhete Único regional ou integração com a Região Metropolitana? Não tem.”

Entre as conquistas elencadas do Consórcio estão a criação do Fórum de Cidadania e as construções dos hospitais Serraria, em Diadema, e Mário Covas, em Santo André. Os dados foram desconsiderados pelo vereador. “Pelo que levantei não teve (unidades de Saúde) nenhum centavo do Consórcio. Estado investiu integralmente no equipamento.” O Consórcio foi idealizado pelo prefeito petista de Santo André Celso Daniel, morto em 2002.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;