Política Titulo Eleições
Alberto Pierro é o vice de
Vanessa Damo em Mauá

Chapa será anunciada hoje, após reunião do diretório do PDT;
com acordo, partido passa a ser segundo da base ao governo

Mark Ribeiro
do Diário do Grande ABC
12/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O médico Alberto Pierro (PDT) será anunciado hoje como o candidato a vice-prefeito de Mauá no projeto de oposição encabeçado pela deputada estadual Vanessa Damo (PMDB). Com o acordo, o PDT passa a ser o segundo partido da base ao governo Oswaldo Dias (PT) a debandar da administração em apoio à empreitada da parlamentar. O primeiro foi o PRB. Aliados olham o PT com desconfiança após a manobra que impediu a tentativa de reeleição do chefe do Executivo, colocou o deputado estadual Donisete Braga como candidato a prefeito e deflagrou o racha.

A homologação será feita à noite, durante reunião extraordinária do diretório pedetista. Para não passar por cima da discussão dos dirigentes, os presidentes municipais do PDT, Cláudio Donizeti Lourenço, e do PMDB, José Carlos Orosco Júnior (marido de Vanessa), tratam a questão somente como "quase" fechada.

O Diário antecipou a negociação há duas semanas. Após receber o aval em pré-convenção pedetista, Pierro declarou que aguardava somente a proclamação de sua candidatura a vice. "Como foi tudo muito bem costurado, está praticamente definida", afirma Cláudio. "Mas não quero atropelar instâncias (reunião)."

Trinta dos 45 integrantes do diretório municipal do PDT são representantes da ala majoritária do partido, liderada pelo vereador Cincinato Freire, Cláudio e o ex-secretário de Finanças de Mauá Sérgio Galvano. Portanto, mesmo que seja aberta votação sobre a composição, ao menos dois terços aprovarão a chapa, que tem o aval do presidente estadual do PDT, o deputado federal Paulinho da Força.

Aos 66 anos, Pierro jamais disputou uma eleição, mas ostenta no currículo duas passagens pelo comando da Secretaria de Saúde de Mauá. A primeira durou seis anos, durante o governo Dorival Rezende (1977 a 1983), e a segunda 14 meses, na gestão José Carlos Grecco (1993 a 1996).

Debandada - A crise no PT pode custar caro ao partido, que partirá enfraquecido para a eleição de outubro. Além de PRB e PDT, a debandada de aliados do governo vai conferir ainda mais força ao PMDB. O PP deverá anunciar a adesão à pré-candidatura de Vanessa ainda nesta semana. O partido é presidido por Antonio Carlos de Lima, primo da deputada.

Oswaldo Dias foi comunicado ontem da mudança de lado do PDT, que comanda a Secretaria de Educação, com Margaret Freire (mulher de Cincinato), mas reclama da falta de autonomia para tocar projetos na área. Margaret deverá encaminhar o pedido de demissão amanhã. "O diretório deve orientá-la para que deixe o cargo", admite Cláudio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;