Política Titulo Conforto
Com cargos, PSB fecha
aliança com Aidan Ravin

Anúncio da parceria para as eleições de outubro para a
prefeitura de Sto.André será realizado semana que vem

Por Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
08/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Diante da proximidade com a gestão Aidan Ravin (PTB) durante dois anos, explicitada em cargos em comissão, o PSB fechou aliança com o PTB para a eleição de outubro, sendo a quinta legenda a compor o arco de alianças pela reeleição em Santo André. Os socialistas se aliam aos próprios petebistas na coligação majoritária, além de PSDB, DEM e PTdoB, já ficando dentro das expectativas do Paço.

Mesmo evitando adiantar a chancela, o presidente municipal do PSB, Ivo de Lima, afirma que as conversas estão bem adiantadas para que a aliança possa ser sacramentada na próxima semana. "Tivemos algumas reuniões nos últimos dias (com o prefeito) e o diálogo foi muito bom. A tendência é concretizarmos o apoio ao PTB. Falta apenas um ou outro detalhe pequeno", diz, acrescentando que a relação atual é o principal fator do acordo.

Considerando que as negociações existem há, pelo menos, dois meses, Aidan confirma que está no aguardo de que a definição seja anunciada semana que vem. Para o petebista, o diálogo ocorreu de forma integrada com a bancada do PSB e a direção local. "Não pode ser separada, senão racha o partido e não é isso o que a gente pretende. Queremos estar juntos com todos."

Ivo de Lima admitiu que o pacto eleitoral se deu após compromisso firmado com Aidan por "contribuição" mais efetiva na eventual administração petebista a partir de 2013. "Houve a garantia de maior participação no governo." Atualmente, o PSB possui cargos somente em terceiro escalão. O interesse com o apoio passa por alcançar secretaria ou diretoria, justificando a extensão do entrosamento. Em 2008, Aidan venceu a corrida eleitoral sem apoio de qualquer legenda e, por isso, não fez governo de coalizão.

O dirigente garantiu que o prefeito abriu a chance de o PSB entrar na discussão pela indicação do vice na chapa. Segundo Ivo, a dupla de vereadores (Almir Cicote e José Ricardo) tem potencial para ingressar no páreo. "Conversaremos com as outras legendas para escolher o nome que mais agrega. Tem a Dinah (atual detentora do posto), o Ricardo Torres e a professora Cleide Bochixio (ambos do PSDB), e agora o PSB. A idéia é indicar ou apoiar um quadro."

A cúpula do PSB municipal é uma das últimas a definir o rumo no pleito em Santo André. Em recente visita ao Grande ABC, o presidente nacional da legenda, Eduardo Campos, orientou o partido a tomar postura em apoio ao PT na cidade. Porém, a executiva local ficou dividida quanto à adesão. Por conta disso, esperava que o dirigente estadual, Márcio França, viesse ao município para formar a aliança, impedindo eventual ônus no acordo, o que não se concretizou.

Linha governista - Seguindo conduta comum à maioria dos partidos, o PSB demonstra disposição por alinhamento com o Executivo, geralmente para contar com as contrapartidas de se garantir a governabilidade. Prova disso é que os socialistas devem dar apoio às candidaturas governistas em todas as cidades do Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;