Cultura & Lazer Titulo
Especial celebra 70 anos do maestro Júlio Medaglia
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
08/06/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Para comemorar os 70 anos do maestro e arranjador Júlio Medaglia, a TV Cultura exibe hoje, às 20h30, o especial inédito Bravo, Júlio Medaglia!. Resultado de uma extensa pesquisa realizada nos arquivos da emissora, o programa traz depoimentos de personalidades como o músico Tom Zé, o escritor Sérgio Cabral e o ex-diretor da Rede Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

Descontraído, o maestro recebeu a equipe da TV Cultura em sua casa no Morumbi, em São Paulo, e relembrou acontecimentos que marcaram sua trajetória profissional desde a década de 1960.

Durante o especial, o espectador poderá conferir trechos de espetáculos importantes regidos por Medaglia, como a ópera O Guarani; de Carlos Gomes, realizada na Bulgária em 1997, e o concerto de estréia da Filarmônica Amazonas, promovido no ano seguinte.

Outro momento histórico ocorreu em 1985, quando o maestro esteve à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira na quadra da Mangueira, no Rio de Janeiro.

Também serão mostradas imagens de programas que contaram com a participação do músico, como o Vox Populi, o Roda Viva e o antológico musical Tropicália, gravado em parceria com o cantor e compositor baiano Caetano Veloso.

Além disso, será exibida uma parte do projeto Série de Cordas, composta por programas que levavam a música erudita a lugares mais inusitados, como fábricas.

Medaglia também relembrará o tempo em que criou trilhas sonoras para programas da Rede Globo, como a novela Bravo (1975) e a minissérie Grande Sertão: Veredas (1985). Do acervo da Globo, Bravo, Júlio Medaglia! traz ainda imagens do programa Fantástico, de 1979, em que Elizeth Cardoso interpretou a música Nós, composição escrita pela cantora Maysa e o maestro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;