Internacional Titulo
Atentado com caminhão-bomba deixa 61 mortos em Bagdá
Da AFP
19/06/2007 | 15:01
Compartilhar notícia


Um atentado com um caminhão-bomba perto de uma mesquita xiita no centro de Bagdá, capital do Iraque, causou a morte de pelo menos 78  pessoas e deixou 200 ferido, nesta terça-feira.

O caminhão estava estacionado no bairro de Sinak, perto da mesquita da Al-Khalani, e tinha como alvo civis, segundo fontes do Ministério do Interior e da Defesa.

A mesquita foi seriamente atingida pelo desabamento de várias de suas paredes e as janelas dos prédios vizinhos também tiveram os vidros quebrados. Uma ponte sobre o rio Tigre que leva ao bairro foi fechada ao tráfego.

A forte explosão aconteceu por volta das 14h locais (7h de Brasília), provocando uma espessa nuvem de fumaça negra na cidade e uma cratera de três metros de profundidade.

Um grupo de mulheres gritava de dor perto da mesquita e outras pessoas afirmavam que os autores do atentado foram os mesmos que atacaram em Samarra, semana passada.

Várias lojas e dezenas de carros também foram atingidos pela onda explosiva.

Este atentado acontece poucos dias depois da suspensão do toque de recolher total imposto na capital iraquiana após a destruição, na quarta-feira passada, de dois miranetes do mausoléu xiita de Samarra, cidade situada ao norte da capital.

A destruição da cúpula desse mesmo templo, em um atentado em fevereiro de 2006, iniciou uma onda de violência sectária no país.

Ofensiva – Quase 10 mil soldados americanos e iraquianos lançaram uma megaoperação contra a rede terrorista Al Qaeda em Diyala, norte de Bagdá, onde milhares de pessoas morreram por ataques dos rebeldes no último ano.

Batizada "Arrowhead Ripper", a operação se concentra em Baaquba, capital da província de Diyala, reduto da Al Qaeda, segundo o Exército americano.

"Cerca de 10 mil soldados, apoiados por helicópteros de combate e blindados, participam na operação, que faz parte de um esforço de grande envergadura para eliminar os terroristas da Al Qaeeda que operam na região", afirmou um comunicado oficial.

O texto acrescentou que "helicópteros de combate e tropas terrestres iniciaram as operações ao amanhecer e mataram 22 combatentes hostis às forças iraquianas em Baaquba e seus arredores”.

"O objetivo final é destruir a Al Qaeda na província e eliminar essa ameaça contra a população", informou o general-de-brigada Mick Bednarek.

Também nesta terça-feira, 15 pessoas morreram em confrontos entre as tropas iraquianas e os milicianos do Exército de Mahdi, do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr, durante a madrugada.

Dos 15 mortos nos combates na região de Nassiriyah, seis são policiais. Além disso, 60 pessoas ficaram feridas. Na manhã desta terça-feira, a área dos enfrentamentos já estava relativamente calma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;