Cultura & Lazer Titulo
Cosplay: a brincadeira é virar seu personagem
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
15/06/2008 | 07:03
Compartilhar notícia
Divulgação


Imaginação, desenvoltura e uma boa dose de talento dramático. Esses são apenas alguns requisitos recomendáveis para quem deseja entrar no universo do cosplay, atividade em que os praticantes vestem as roupas dos personagens de livros, mangás, jogos ou filmes que pretendem homenagear.

No próximo dia 21, a partir das 17h, no Parque Anhembi, em São Paulo, ocorre a última eliminatória da etapa brasileira do World Cosplay Summit. Durante o torneio, que integra a programação comemorativa do centenário da imigração japonesa, será escolhida a dupla de cosplayers que representará o Brasil em um campeonato mundial no Japão, em agosto.

A disputa conta com 15 duplas, que venceram etapas promovidas em diversas regiões do País. Os ingressos para o campeonato são gratuitos e limitados. Mais informações sobre a distribuição das entradas podem ser obtidas no site oficial do evento.

O ator Daniel Corrêa Camargo, 26 anos, e a assistente de marketing, Michelle Vieira Salgado, 23, foram selecionados no AnimABC, realizado em abril último, na Faenac (Faculdade Editora Nacional), situada em São Caetano.

PEDOFILIA - Na ocasião, a dupla representou personagens do mangá Azumanga Daioh, do ilustrador japonês Kiyohiko Azuma. Formado em artes cênicas pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), no Paraná, Camargo se destacou ao interpretar o professor de literatura japonesa Kimura, um sujeito esquisito, de hábitos estranhos, e que é visto como pedófilo por seus alunos.

"O Kimura usa óculos escuros e fica o tempo todo com a boca aberta perto de suas alunas. Passa a impressão de que é pedófilo, mas não é nada disso. Na verdade, ele tem família e só está interessado na evolução de suas estudantes", explica o ator.

Camargo faz questão de frisar que o autor utiliza a história justamente para criticar os professores que assediam seus alunos. Morador do bairro da Liberdade, na Capital, Camargo conheceu Michelle, que reside em Londrina, quando ingressou no curso da faculdade paranaense.

O interesse pelos mangás e outras manifestações culturais nipônicas fez com que os dois se tornassem amigos. Desde essa época, ela cultiva o hábito de participar de competições fora de sua terra natal.

"Acho que o cosplay está relacionado com a minha atividade no teatro. Além de gostar muito de anime, tenho a chance de representar personagens de que gosto muito", afirma Camargo.

Ainda de acordo com ele, uma característica marcante de Azumanga Daioh é o estilo de humor completamente absurdo. A cena realizada com Michelle, que interpreta a ninfeta Osaka, é emblemática. "Em um sonho, ela vê um gato amarelo gigante voando que diz que é pai de uma amiga dela. Essa amiga tem dez anos de idade e está no colegial, porque é superdotada."

O jovem cosplayer acredita no bom desempenho da dupla para vencer o torneio no Japão. "Se eu não ganhar, não terei problema nenhum com isso. Mas para mim tanto o AnimABC quanto a seletiva em São Paulo são apenas etapas."

FIGURINO - Para compor o figurino do personagem - um óculos e um maiô com listras verdes e brancas -, Camargo diz que gastou apenas R$ 40. Michelle desembolsou cerca de R$ 100 na confecção do figurino de Osaka, que define como uma garota "muito distraída."

A cosplayer dá dicas para os iniciantes. "O principal é você escolher um personagem de que gosta muito, porque assim vai ser mais prazeroso fazer."

World Cosplay Summit - Dia 21, a partir das 17h. No Parque Anhembi (Auditório Elis Regina) - Avenida Olavo Fontoura, 1.209. Tel.: 2226-0400. Grátis (ingressos limitados).
Site:wcsbr.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;