Memória Titulo
A Igreja que abençoa a nossa área de mananciais

Num dos extremos do Grande ABC, a religiosidade de Ribeirão Pires, com a histórica capela do Pilar Velho

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/02/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Num dos extremos do Grande ABC, a religiosidade de Ribeirão Pires, com a histórica capela do Pilar Velho e uma das três mais antigas paróquias locais, a de São José, que neste ano celebrará seu centenário.

Mais adiante, a paróquia São Sebastião, de Rio Grande da Serra, relativamente nova, mas que deriva de uma capela - a de Santa Cruz, recuperada pela Prefeitura - citada pela crônica eclesiástica desde o século 17.

Seguindo em direção à Serra do Mar, o monumento ao Divino Redentor, em Campo Grande, hoje denominado Boa Viagem, do início do século passado, junto a um povoado que já foi pujante em função da extração de madeira e lenha, hoje proibida.

Por fim, no Alto da Serra, a paróquia de Bom Jesus, em Paranapiacaba, cuja igreja data do século 19 e mereceu ampla reportagem, na época, dos jornais de São Paulo, que relacionaram todos os seus benfeitores.

São poucas paróquias nesta linha, mas inúmeras capelas que ocupam histórica área de proteção ambiental. Só a Paróquia São Sebastião possui 14 capelas, entre as quais a graciosa capela de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Pedreira, precedida de íngreme escadaria.

Já a mais antiga paróquia, de São José, tem em seu território 14 capelas e comunidades, como a de Nossa Senhora Aparecida do Balneário Palmira, em cuja inauguração, anos atrás, esteve presente a reportagem do Diário.

CAMPO GRANDE
A boa nova é dada pelos pesquisadores Cíntia Heckmann e Rogelio Prado Garcia: o monumento ao Divino Redentor, em Campo Grande (inaugurado em 6-5-1912), tem sido cuidado pela Prefeitura e Diocese de Santo André, já que em 20 de março será cenário da Caminhada pela Paz e pela Vida, de Rio Grande da Serra a Paranapiacaba.

O mato no entorno do monumento foi cortado; o forro de madeira que estava podre, retirado; as paredes externas e a imagem do Cristo estão sendo pintadas de branco.

legenda da foto: Obras de pintura no monumento ao Cristo Redentor de Campo Grande: 98 anos de história e cenário para a Caminhada pela Paz e pela Vida em 20 de março

11º Congresso de história do Grande ABC

Faltam três meses.

Contatos no Centro de Memória da Prefeitura de Diadema.

Inscreva seu trabalho até 15 de março.

Telefone: 4043-0700.

E-mail: congressodehistoriadoabc@gmail.com

Apoio cultural: Diário do Grande ABC

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 25 de fevereiro de 1981

Manchete - Julgamento de Lula e mais 12 começa hoje na Justiça Militar. Vão a julgamento: Djalma Bom, Enilson Simões (Alemão), Gilson Menezes, José Cicote, Juraci Batista Magalhães, José Maria de Almeida, José Timóteo da Silva, Lula, Manoel Anísio, Nelson Campanholo, Osmar Mendonça, Rubens Teodoro e Wagner Lino.

Carnaval 81 (Claudia Muller) - Rosas Negras, de São Bernardo, e a ecologia segundo os Orixás.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Governo perde o senso de direção.

EM 25 DE FEVEREIRO DE...

1891 - Constituinte elege o marechal Deodoro da Fonseca o primeiro presidente da República.

1951 - Inaugurada a praça de esportes dos trabalhadores da Swift, em Santo André.

- Tem início em Buenos Aires, Argentina, os primeiros Jogos Pan-Americanos.

1956 - Criada a Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Paranapiacaba (ver quadro).

Trabalhadores

Nascem em 25 de fevereiro:

1916 - Laurindo Emilio D'sorde, de São Bernardo. Industriário da Usina Colombina.

1917 - José Chimirra, de Taquaritinga (SP). Operário da Rhodia.

Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Cesário de Nazianzo, Domenico Lentine, Hereno, Sebastião de Aparício e Vitor.

São Domenico Lentini foi um sacerdote italiano (Lauria 1770 - 1828).

FONTES: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: paulinas.org.br .

FALECIMENTOS

SÃO BERNARDO

Maria Romeiro, 90. Nasceu em 28-9-1920 em Jaú (SP). Filha de Miguel Romeiro Garcia e Josepha Dias. Dia 22. Cemitério Jardim da Colina.

José Francisco dos Santos, 62. Nasceu em 9-1-1949 em Carnaiba (PE). Filho de Francisco José dos Santos e Maria José Ferraz. Era pedreiro. Dia 22. Cemitério dos Casa.

Placimo Caetano Filho, 53. Nasceu em São Paulo (SP) em 25-6-1957. Filho de Placimo Caetano e Francisca de Souza. Era vendedor. Dia 22. Cemitério Jardim da Colina.

SÃO CAETANO

Fernando Figueiredo, da loja União Liberdade e Justiça. Dia 22.

Nelson de Abreu, 78. Natural de Sertãozinho (SP). Dia 22. Cemitério de Vila Paula.

Culto - Professor Gerson Veiga. Era pastor da Igreja Metodista. Trabalhou na Prefeitura de São Bernardo e foi presidente da extinta Fubem (Fundação do Bem-

Estar do Menor). Faleceu em dezembro, nos Estados Unidos. O culto memorial em sua intenção será no dia 14 de março na Igreja Metodista de Rudge Ramos.

HAROLDO JOSÉ
(Terra Roxa, SP, 23-2-1922 - Santo André 27-1-2011)

Registrado Haroldo de Souza, Haroldo José transformou-se no grande cantor romântico de Santo André e Grande ABC entre as décadas de 1950 e 1960. Entre tantas músicas que gravou, destacam-se três: Tango Triste (composição própria em parceria com o irmão, Oswaldo de Souza), Juca do Brás (em parceria com Romeo Tonelo) e Vestido Molhado. Do tempo dos compactos e LPs, Haroldo José aparece num disco como o cantor da Guarda Civil de São Paulo.

Chegou a Santo André na década de 1940, estabelecendo-se nas Casas Populares do bairro Santa Terezinha, o seu bairro para sempre. Ingressou na Guarda Civil (atual Polícia Militar) e porque era um excelente cantor e um homem honesto e trabalhador, caiu na graça dos superiores e companheiros de farda, divulgando a corporação por todo o País.

O conhecemos nos anos 1980 e Haroldo José, desde então, esteve conosco aqui em Memória, participando das várias edições musicais Programa de Rádio, que Memória e o Diário promoveram.

Haroldo José casou-se com Irene Bittencourt de Souza. O casal teve dois filhos, Luis Carlos e Wilson Roberto. Partiu aos 88 anos. Está sepultado no Cemitério Sagrado Coração de Jesus, em Camilópolis. Deixa duas noras, cinco netos e dois bisnetos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;