Palavra do Leitor Titulo
Dia Internacional da Mulher

Mais do que data com caráter festivo, essa tem a marca de lutas pela...

Dgabc
08/03/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Mais do que data com caráter festivo, essa tem a marca de lutas pela igualdade de direitos no trabalho e também políticos como poder votar, além de se oporem à Primeira Guerra. A origem do Dia das Mulheres está ligado a essas lutas que se iniciaram na Rússia pré-comunista, mas destaca-se também a sua aliança nas lutas antinazifascistas. Independentemente desses fatos, outros marcaram as lutas feministas em busca de respeito e igualdade. No Ocidente, o marco dessa data é fato trágico, também envolvendo operárias, na cidade de Nova York, assassinadas quando lutavam por melhores condições de trabalho, redução da jornada e melhorias salariais.

Essas manifestações se espalharam pelo mundo, com significativa repercussão no Brasil. Em 1905 três mulheres de Minas Gerais se alistaram e votaram nas eleições, mas esse direito só seria plenamente reconhecido no País na década de 1930. A importância de um dia dedicado exclusivamente às mulheres se faz presente inclusive na mitologia. "As mulheres da Ática tinham o direito ao voto na época do rei Cécrope I, que fundou uma cidade e nela brotaram oliveira e fonte de água. Consultado pelo rei, o oráculo de Delfos destacou que a oliveira significava Minerva e a fonte de água Netuno, e que os cidadãos deveriam escolher entre os dois qual seria o nome da cidade. Convocados a votar, os homens votaram em Netuno e as mulheres em Minerva, e venceram por um voto. Irritado com a situação Netuno atacou a cidade com as ondas. Para apaziguar o deus, as mulheres de Atenas aceitaram três castigos: perderam o direito ao voto, nenhum filho teria o nome da mãe e que ninguém as chamaria de atenienses."

Essa história mitológica serve para demonstrar a sensibilidade da mulher e a sua inquestionável importância na formação da sociedade e no equilíbrio social. Em benefício de maridos e filhos, da integração familiar abriram mão de direitos conquistados legitimamente. No Brasil, como na mitologia, as mulheres são maioria. Representam hoje 52% da população, maioria que, ainda, não reflete na representação política. Hoje ocupam lugares de comando em grandes empresas, no Ministério Público, no Judiciário, mas não vemos essa mesma inserção na política. Alimento a certeza de que maior participação da mulher na vida política do País irá contribuir para implementar a ética pública, devolvendo à política seu papel de construir o bem comum.

William Dib é deputado federal e coordenador regional do PSDB no Grande ABC.

PALAVRA DO LEITOR

Basta!

Não aguento mais as notícias de corrupção na Prefeitura de Santo André. Quando será que o Ministério Público vai colocar interventor nesta administração? Quando será que os senhores vereadores vão pedir o impeachment deste prefeito demolidor de próprios públicos. Agora entendo por que nenhum vereador quer assumir o cargo de líder do governo! Só um igual a ele para poder tentar defendê-lo no plenário da Câmara. Pagamos nossos impostos para ver melhoria na cidade e o que vemos é nosso dinheiro indo para financiamento de campanha política. Chega de corrupção, de mentiras, de demolição, chega de Aidan!

Edvaldo Canus, Santo André

Em resposta à carta do leitor Gecimar Evangelista (Mauá, dia 4), a Prefeitura de Mauá esclarece que sempre explicitou o motivo de não ceder subsídios para que as escolas de samba organizassem o Carnaval na cidade nos anos de 2009, 2011 e 2012: a limitação orçamentária do município, pressionada pelas dívidas deixadas em anos anteriores. É preciso, portanto, estabelecer prioridades, e elas foram, sim, obras. Mas, aqui, a Prefeitura pergunta: construir unidades de Saúde, escolas e Cras não é ‘cuidar do humano'? Há que se rever o pressuposto no qual se baseia o leitor, que se equivoca em informações rudimentares - não foi o ‘terceiro ano consecutivo' que a cidade ficou sem Carnaval.

Prefeitura de Mauá

Mulher 1

No princípio ela era a Eva nascida para a felicidade de Adão, e seu Paraíso tornou-se trevas porque ousou a libertação. Mais tarde foi Maria e seu pecado redimiria à luz aquele que traria a salvação. Mas isso não bastaria para encontrar o perdão. Passou a ser Amélia, a mulher de verdade para a sociedade, não tinha a menor vaidade, mas sonhava com a igualdade com seu oponente. Muito tempo depois decidiu: não dá mais! Quer agora de volta sua dignidade para ter o retorno de seus ideais! Hoje não é só mulher ou filha, mas mãe, pai, arrimado de família, caminhoneira, taxista, piloto de avião, policial feminina, operária em construção. Ao mundo pede licença para atuar onde quiser. Seu sobrenome é competência. Seu nome é simplesmente mulher brasileira!

Turíbio Liberatto Gasparetto, São Caetano

Mulher 2

Deus confiou à alma feminina o seu ministério mais santo, no seio da criação infinita. No alvorecer do século 20, as lutas das mulheres pela igualdade de seus direitos fizeram nascer o dia Internacional da Mulher. Elas avançaram e hoje lideram também na política nacional. No Grande ABC poderíamos homenageá-las citando duas delas: Dona Olga Montanari de Mello, autonomista municipal de São Caetano, primeira vereadora eleita na região, e palestrante espiritualista do amor cristão, em seus mais de 80 anos de valiosa vida. Em a outra, Regina Maura Zetone, que poderá ter em suas mãos a administração da Saúde, Educação e Segurança. Parabéns e perseverança para todas.

Ruben J. Moreira, São Caetano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;