Memória Titulo
Cenários marcam o auge da Turma da Esquina

Por estarmos ainda em junho, dá tempo de registrar os aniversários do mês dos componentes da Turma da Esquina e do Napolitano

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/06/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Por estarmos ainda em junho, dá tempo de registrar os aniversários do mês dos componentes da Turma da Esquina e do Napolitano.

* Pedro Venturini, nascido em 10 de junho de 1944 e hoje residindo em Rudge Ramos, São Bernardo.

* Alberto Ikeda, que nasceu em 18 de junho de 1944, da Lavanderia Silvania, residente no Jardim Palermo, em São Bernardo.

* Luiz Rubinato, nascido em 21 de junho de 1944. Residente no Jardim Cristiane, em Santo André. Atua na promoção de bailes.

* Ladislau Dias Rocha, que nasceu no Dia de São Ladislau, 27 de junho de 1944. Residente no Parque Miami, em Santo André.

Hoje são todos homens maduros, fiéis à sua cidade e ao Grande ABC. Na juventude, eram vizinhos de bairro, na Vila Assunção, em Santo André. Por isso, eles pertencem à Turma da Esquina e do Napolitano, o saudoso restaurante da Rua Alfredo Flaquer. E fazem parte da listagem do Alcinio Cranchi, um dos organizadores da turma.

As fotos que selecionamos não ficam exatamente na área da turma, com exceção do Hospital Municipal. Mas todos eles desceram a Coronel Oliveira Lima, paquerando na Praça do Carmo e curtindo as sessões do cinema da moda, o Tangará, no ano em que as fotos foram feitas, 1957, mas principalmente alguns anos depois.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 29 de maio de 1980

Manchete - João Paulo II chega amanhã para visita de 13 dias ao País. Diário publica pôster colorido de Sua Santidade

Crônica (Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi) - Como recepcionar João Paulo II e ter paz de espírito.

Santo André - Viaduto inacabado de Utinga inaugurado hoje.

Futebol - Ontem, em São Paulo, Nacional 2, Saad, de São Caetano, 1, pela Segunda Divisão de Acesso.

Imprensa - Coluna Super 8, do Diário, de Wilson Pereira Cardoso, completa 1º aniversário.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Recessão teria começado pelo Grande ABC.

Análise (Heitor Capuzzo) - Censura, um órgão a serviço de quem?

Polícia - O comércio de armas no Grande ABC.

EM 29 DE JUNHO DE...
1920 - Realizada a primeira reunião para a fundação do Externato Padre Capra, hoje Instituto Coração de Jesus, em Santo André.

1960 - Toma posse a nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André: Marcos Andreotti, Miguel Guillen, Philadelpho Braz, Amélio Paulo Toshio, Onofre José Ferreira, Ernesto Coarraini e Adolfo Pires; Conselho Fiscal: José Cruz, Guerino Finamore e Firmo Ricardo da Silva.

1970 - Inaugurado o Museu de Arte Sacra de São Paulo no antigo Mosteiro da Luz, na Avenida Tiradentes.

Agenda Fundação Pró-Memória
57 anos da criação da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, de São Caetano (1953).

Trabalhadores
Nascem em 29 de junho:
1894 - Umberto Romandini. Italiano. Sócio nº 428 do Sindicato dos Químicos do ABC. Chefe de fabricação da Rhodia Química. Residência: Rua Agenor de Camargo, 407.

1902 - Pedro Cardoso. Natural de Jacareí (SP). Sócio nº 60 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente de fabricação da indústria de colas Brasil. Residência: Rua Helena.

1925 - Pedro Salvador. Natural de Santo André. Sócio nº 724 do Sindicato dos Químicos do ABC. Ajudante de fabricação da Rhodia Química. Residência: Rua Bélgica, Parque das Nações.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Três cidades do nosso Estado tem São Pedro no nome: Águas de São Pedro (que comemora o aniversário em 25 de julho), São Pedro (22 de fevereiro) e São Pedro do Turvo (19 de dezembro).

Entre os municípios paulistas que celebram aniversário hoje estão: Monte Azul Paulista, Morungaba, Nova Canaã Paulista, Paulicéia e Lucianópolis.

HOJE
Dia do Papa, Dia do Pescador e Dia da Telefonista.

SANTOS DO DIA
Anastácio, Ema, Judite, Pedro e Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;