Do Diário OnLine
22/05/2004 | 11:56
Durante a inauguração do instituto que leva seu nome, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou neste sábado que não vai usá-lo para “plataformas eleitorais” ou para criticar o governo Lula.
"(O iFHC) Não será palco para plataformas eleitorais futuras. Ele foi instituído para contribuir com a reformulação de uma agenda nacional a partir de perspectivas internacionais", disse.
Fernando Henrique também declarou que não pretende usar o instituto para cobrar do governo questões como o combate à corrupção ou ao desemprego. "Se fosse para fazer críticas, tinha de fazer do meu governo também. O desemprego não começou agora. Está enraizado em mecanismos de produção econômica".
Apesar disso, Fernando Henrique disse que não vai deixar de participar de discussões políticas sobre o país. "Isso não significa que um ex-presidente não deva opinar", acrescentou.
Convidados - A cerimônia de inauguração do iFHC, no Hotel Renaissance, em São Paulo, contou com ex-líderes internacionais como o ex-primeiros-ministros Antônio Gutérres (Portugal), Lionel Jospin (França), além do ex-presidente do Uruguai Júlio Sanguinetti. Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, também macou presença.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem em direção à China, foi representado pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), também compareceu.
A cerimônia contará ainda com uma palestra do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, reservada aos convidados.
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: