Setecidades Titulo Carnaval 2016
Águia de Ouro atrai os foliões da região

Escola tradicional de São Paulo tem compositor, passistas e sambistas do Grande ABC

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
04/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Os foliões do Grande ABC também fazem bonito nos desfiles da Capital. A tradicional escola de samba Águia de Ouro, que é a terceira a entrar na avenida amanhã, no Anhembi, tem componentes da região.

O samba-enredo Ave Maria Cheia de Faces, que homenageia Nossa Senhora Aparecida, foi composto por Douglas Germano, 47 anos, conhecido como Cuca, morador de Ribeirão Pires. A canção, que também foi composta junto de Douglinhas, Juca, Izanzinho e Pelezinho, é seu quinto trabalho. “Desde pequeno, sempre gostei de música. Tá no meu sangue e, a partir do momento em que você começa a frequentar a escola de samba, é um caminho sem volta”, disse.

A ideia de utilizar a figura da padroeira do Brasil foi para homenagear todas as mulheres. “É um tema mais que religioso, porque também lembra o maternal e a força que a mulher tem.”

Outro sambista da região que participa da escola é Marcelo Manoel de Sousa, 37, conhecido como Mauá por causa de sua cidade natal. Apaixonado pelo Carnaval, ele começou a atuar nas agremiações do Grande ABC. “Sou a ovelha negra da família, que é toda evangélica. Um amigo meu apresentou a Águia de Ouro e costumo falar para as pessoas conhecerem outras escolas, porque realmente o que temos aqui é diferente”, contou ele, que é diretor da bateria.

Já Leandro Lopes, 20, o Leandrinho, é morador de São Caetano e canta em um grupo de pagode. “Minha vida é a música e o Carnaval é a emoção mais forte que temos durante o ano.”

Na ala das passistas, a professora de dança de salão Rosana Heuler dos Santos, 33, desfila pela segunda vez. “A expectativa é não ter nenhum erro e o samba-enredo na ponta da língua, para que tudo dê certo”, contou.

Quem resolveu encarar a avenida pela primeira vez também encontrou refúgio na escola. A veterinária de São Caetano Paula Patrícia de Melo, 30, não esconde a empolgação. “Procurava uma escola que tivesse um ambiente familiar e encontrei isso na Águia de Ouro. A emoção é muito forte, quando começa a tocar o samba, é inexplicável o que acontece”, afirmou.

Os amigos Karol Zeidon, 21, Karine Andrade, 27, Jeferson Neri, 27, e Aparecido Magno, 26, são de Santo André. Os quatro sempre quiseram sentir a emoção de participar de um desfile. “Somos devotos de Nossa Senhora Aparecida e o ambiente da escola é muito bom, cheio de famílias, então, nos sentimos muito à vontade”, contou Neri.

O presidente da agremiação, Sidnei Carriuolo, elogiou os foliões da região e afirmou que todos são bem-vindos. “Tem sambistas muito bons no Grande ABC e a gente percebe que o pessoal sempre participa com muita alegria.”

O Oriente também tem vez no desfile, Miku Oguchi, 34, é musa do Carnaval no Japão e vem desfilar no Anhembi pela segunda vez. A escola homenageou a imigração japonesa no ano passado e ela foi convidada a participar. “O Japão tem o segundo maior Carnaval do mundo, só perde para o Brasil. Lá ele acontece em agosto. Quando assisti pela TV o daqui e escutei o samba, fiquei apaixonada e comecei a aprender Português. Hoje posso dizer que estar aqui é um sonho e essa é a minha vida”, contou.

Outro destaque é o integrante da bateria Danilo Polo Salva, 31. Ele é portador de síndrome de Down e morador de Pompeia, bairro da escola. Ele sempre fez questão de demonstrar seu amor pelo samba. “A gente agradece toda a equipe da escola que nos ajudou muito nesse processo de inclusão. É muito importante para toda a nossa família”, disse a mãe Sandra Polo Salva, 52. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;