Política Titulo
‘Quadrilátero’ ficará no mesmo prédio que Volpi
Flávia Braz
Especial para o Diário
18/06/2006 | 08:29
Compartilhar notícia


Para ter junto de si as secretarias que formam o “quadrilátero de governabilidade”, o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), determinou a mudança física das pastas de Administração e Governo, Finanças e Assuntos Jurídicos. A partir do próximo dia 7, o ‘tripé do governo‘ dividirá espaço com o gabinete do prefeito, que também será realocado. As alterações fazem parte da nova logística da administração, que considera o aumento na demanda de trabalho devido ao enfoque destinado à infra-estrutura do município.

Para o titular da Pasta de Administração e Governo, Eduardo Pacheco, a reestruturação do Executivo agilizará os trâmites entre as secretarias e, portanto, a execução dos projetos. “Nós recebemos em torno de 100 processos por dia. Praticamente tudo tem de passar por Finanças e pelo Jurídico. Dependemos uns dos outros”, conta sem deixar de lembrar que a agilidade nos procedimentos trata-se de uma conversa antiga entre secretariado e prefeito.

“Mesmo antes da reforma já discutíamos a desburocratização. Existe um prazo previsto em lei que obriga o cumprimento, mas a idéia é diminuí-lo ao máximo”, diz.

Com a reforma, a Pasta de Administração agrega mais dois departamentos, Informática e Banco de Dados, alteração que, segundo Eduardo, não afetará a rotina da secretaria.

Satisfeito com as modificações, o secretário, no entanto, admite que a carga de trabalho aumentará a partir de agora, já que todos os processos de licitações são de sua competência. O crescimento na demanda é facilmente explicado pelo próprio objetivo da reforma: mudar os rumos do governo, dando prioridade para a infra-estrutura, setor que teve uma Pasta criada exatamente para a administração e desenvolvimento de grandes obras no município.

Visando a execução das obras prometidas pela Prefeitura e “virando-se como pode” com o baixo orçamento da cidade, o secretário diz que “encontrar brechas” na Lei 8.666 (que determina que qualquer compra deve ser feita mediante a reserva antecipada de verba no orçamento) é essencial para a viabilização dos projetos. A utilização do pregão, segundo Pacheco, é uma das alternativas para gerar economia. “Deixamos de gastar quase R$ 400 mil com remédios só por meio dessa modalidade, que seria uma espécie de leilão invertido: o preço vai diminuindo até o máximo que der”, explica.

O secretário diz ainda que todas as licitações envolvendo as obras para melhorar o aspecto da cidade já foram concluídas, com exceção da nova Rodoviária, cujo processo deve demorar pelo menos três meses para ser finalizado. No total, serão destinados cerca de R$ 400 mil para a reforma da praça Central e da rua dos Doces.

O problema, no entanto, é que parte do terreno da Praça faz parte de um precatório desapropriatório, cuja credora é Rita Oliva, a mesma que esteve envolvida na CPI de precatórios, que tramitou na Câmara por mais de três meses e concluiu pela improbidade administrativa da ex-prefeita Maria Inês Soares-PT.

Segundo Rita, o prefeito não tem pago o aluguel de seu terreno. Sem chegar a um acordo com o Executivo, a credora já chegou a ameaçar a Prefeitura de seqüestro de receita, apesar de nada ter feito até agora.

Ponte – O secretário adjunto Rafael Volpi, filho do chefe do Executivo de Ribeirão, permanece na Pasta e passa a exercer, além de suas funções habituais como pregoeiro oficial, uma espécie de contato entre gabinete e secretaria, fato que ocorrerá também nas outras duas Pastas integrantes do quadrilátero. “A gente costuma trabalhar em conjunto. Acho que haverá um elo maior do Rafael nessa situação. Mas o restante do trabalho será igual”, diz Pacheco, que não deixa de mencionar iniciativas que partem do próprio prefeito para tornar mais ágeis as decisões. “Ele (Volpi) é muito dinâmico. Algumas vezes passa a mão no telefone, me liga e já resolve”, conta.

Segundo Pacheco, sua Pasta deixará a atual sede, localizada no shopping da cidade, para ‘atravessar’ a rua e alojar-se no anexo que está em fase de construção ao lado do Paço Municipal. “Parece que o prefeito vai fazer uma espécie de ligação entre os dois prédios para que o contato seja ainda mais fácil”, completa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;