Política Titulo
Comissão quer advertência a testemunha de mensalão
08/10/2005 | 00:21
Compartilhar notícia


A comissão de sindicância da Câmara recomendou uma advertência à deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), uma das testemunhas do suposto esquema de mensalão. A deputada afirma que recebeu do líder do PL na Câmara, Sandro Mabel (GO), em fevereiro de 2004, proposta para mudar de partido em troca de R$ 1 milhão mais uma mesada de R$ 30 mil. O relatório da comissão, no entanto, ficará parado na corregedoria da Casa a espera do desfecho do processo contra Mabel.

Caso a Mesa aprove a advertência à deputada, corre-se o risco de a denunciante ser punida e o denunciado ser absolvido. Nos bastidores da Câmara, comenta-se que Mabel poderá ser um dos deputados absolvidos no julgamento.          Deputados têm argumentado que não há provas contra ele, mas apenas a palavra de Raquel contra a dele, que nega a oferta de vantagens em dinheiro em troca da filiação da deputada em seu partido.

O Conselho de Ética da Câmara fará uma acareação entre Mabel e Raquel na terça-feira como instrução do processo contra o deputado do PL. Para sugerir à Mesa que puna a deputada, a comissão de sindicância argumentou que Raquel devia ter feito a denúncia na época em que recebeu a proposta de Mabel. “No mínimo ela deveria ter dito o que disse a seu tempo e não agora. Se o que disse é verdade, deveria ter dito no flagrante”, afirmou o deputado Odair Cunha (PT-MG), um dos cinco integrantes da comissão de sindicância.

O processo contra a deputada foi analisado na noite de quarta-feira, depois que a mesma comissão decidiu recomendar abertura de processo no Conselho de Ética contra os 13 deputados acusados pelas comissões parlamentares de inquérito do mensalão e dos Correios por envolvimento em suposto esquema de corrupção. A comissão, no entanto, considerou prudente aguardar o desfecho do processo contra Mabel. Em caso de advertência, a pena é aplicada pela própria Mesa da Casa sem a necessidade de o processo ser aberto no conselho, que analisa apenas caso de perda de mandato. Na terça-feira, a Mesa vai se reunir, mas o processo contra a deputada ficará fora da pauta.                




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;