Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Maratona e a rabdomiólise - Dr. Leo Kahn

Lesão grave do tecido musculoesquelético...

Por Leo Kahn
13/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Lesão grave do tecido musculoesquelético, que ocorre na maioria das vezes pelo excesso de exercícios prolongados como maratonas e ultramaratonas.

O resultado é a morte das fibras musculares através dos radicais livres gerados principalmente pela respiração celular, provocando a peroxidação lipídica e levando a liberação de substâncias intracelulares, principalmente a mioglobina.

Quando essa proteína cai na corrente sanguínea é filtrada pelos rins, que podem ficar sobrecarregados, pois é muito tóxica, podendo levar a insuficiência renal aguda e a óbito o indivíduo.

Outros distúrbios que podem ocorrer:

- Desequilíbrio eletrolítico com níveis alterados de potássio e cálcio, arritmia e até mesmo parada cardíaca.

- Inflamações hepáticas que prejudicam ainda mais a filtragem de toxinas no corpo.

- Coagulação intravascular disseminada que tem como causa a hiperatividade do fator de coagulação, fazendo com que pequenos coágulos se formem pelo corpo, obstruindo vasos e parando fornecimento de sangue a vários órgãos importantes.

- A síndrome compartimental que inicia com o edema no interior dos músculos lesionados, devido à pressão nas faixas em torno do músculo sufoca o fornecimento de sangue, podendo até destruir permanentemente o tecido muscular.

- Nos Estados Unidos, são relatados anualmente cerca de 26 mil casos de rabdomiólise.

SINAIS E SINTOMAS:

- Fraqueza e dor muscular.

- Urina escura.

- Diminuição na produção de urina.

- Inchaço das mãos e pés.

- Falta de ar.

- Letargia.

- Náuseas.

- Tontura.

O diagnóstico é realizado através do histórico e exame físico, quando o médico analisa os músculos maiores do seu corpo, especialmente as partes doloridas, para ver se ainda há sensibilidade ou se o tecido muscular morreu. Exames de sangue devem ser solicitados como: creatinoquinase (Ck), mioglobina, cálcio, potássio e creatinina.

SAIBA MAIS:

- A rabdomiólise sempre é iniciada por lesão muscular.

- Essa lesão pode ser causada por: meios físicos ou químicos; doenças genéticas ou hereditárias, problemas endócrinos e metabólicos.

- Causa importante da rabdomiólise é o alto consumo de estatinas, uso de outros fármacos e níveis elevados de álcool.

- Evite o uso de anti-inflamatórios.

- No treino aprenda a ingerir grandes quantidades de líquidos se você vai competir em clima quente e úmido, a adaptação ao calor é importante para evitar a perda excessiva de sódio através do suor.

- É muito importante a adaptação do treinamento ao percurso da prova.

- Verifique seu peso antes e após o treino ou competição, a diferença é a quantidade de líquido perdido, que deverá ser reposto.

- O atleta deve aprender a tolerar o desconforto de carregar maiores quantidades de água em seu estômago, sem perder o ritmo de sua passada, pois só assim conseguirá ingerir grandes quantidades de líquidos, e dessa forma minimizar os efeitos da desidratação e consequentemente a diminuição do rendimento.

- Beba água e soluções contendo carboidratos e sódio em concentração e frequência adequadas.

- Sinais e sintomas que o seu corpo apresenta como: calafrios, arrepios, tonturas, dor muscular exagerada, náuseas, perda da coordenação, entre outros, indicam que algo está errado.

- Pare para descansar um pouco e aproveite para comer e se hidratar corretamente.

- Saiba o momento de abandonar a prova, se for o caso. Além do desempenho, o objetivo principal deve ser a diversão.

- Evite várias competições durante o ano. Maratonistas profissionais conseguem ótimo desempenho em no máximo duas provas/ano devido a fatores fisiológicos.

- A recuperação da maratona é demorada.

- Procure um médico do esporte ou nutrólogo.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;