Política Titulo
Grande ABC terá três telecentros
Beto Silva
Do Diário do Grande ABc
09/03/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O deputado federal Paulo Maluf (PP) conseguiu junto ao Ministério das Comunicações três telecentros comunitários para serem instalados no Grande ABC. O parlamentar enviou ofício às prefeituras de São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires pedindo às administrações que providenciem locais adequados visando a implantação dos projetos de inclusão digital.

Os telecentros terão 11 computadores conectados à internet, um televisor, um DVD, além de mesas, cadeiras e armários. Cada conjunto está avaliado em R$ 23 mil, segundo o Ministério das Comunicações. Os municípios estudam os locais em que funcionarão as salas digitais.

No entanto, atualmente, São Caetano lidera o ranking de inclusão digital no Brasil no quesito acesso domiciliar (41% da população de 144 mil habitantes possuem computador em casa), segundo estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

São Caetano - De acordo com a assessoria do deputado Paulo Maluf, 33 cidades do Estado de São Paulo receberão os telecentros comunitários. Antes da formulação das propostas, funcionários do parlamentar fazem uma triagem para saber se as prefeituras das cidades não possuem pendências com o governo federal.

São Caetano foi uma das escolhidas por ter sido a cidade na qual Maluf foi o deputado federal mais votado nas eleições de 2006. Na oportunidade, obteve pouco mais de 9.000 votos, cerca de 9% do eleitorado da cidade (105 mil eleitores). No Estado, obteve 739.827 votos.

Segundo o prefeito José Auricchio Júnior (PTB), a administração enviará um projeto ao ministério para receber o benefício. “Estamos trabalhando dentro de um planejamento de educação e evolução tecnológica.”

Além do telecentro comunitário, a Prefeitura já planejava implantar outros quatro centros de informática na cidade (nos bairros Fundação, São José, Barcelona e Prosperidade), integrados ao futuro posto avançado da administração.

Com tantos centros digitais, Auricchio não teme que a demanda seja menor do que a oferta. “Temos uma fração alta de pessoas que não tem computador e acesso à internet. São munícipes que compartilham equipamentos”, explica.

Centro Digital - A administração irá entregar à população, ainda neste primeiro semestre, o Centro Digital do Ensino Fundamental, que está em construção na Praça di Thiene, na Avenida Goiás. Projeto de grande proporção, tem cerca de 2.500 m² de área construída.

No espaço, serão disponibilizados 40 computadores, biblioteca com acervo digital e de obras raras e quatro salas para desenvolvimento de cursos que, integradas, formarão um auditório. O prédio é elevado a partir do conceito portal, com edifício suspenso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;