Setecidades Titulo
Voluntários da diversão em ação social
Por Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
26/05/2006 | 07:45
Compartilhar notícia


Funcionários públicos municipais de Rio Grande da Serra participarão como voluntários na edição do Diário do Grande ABC nos Bairros, ação social do Diário patrocinada pelas Casas Bahia e a Universidade Metodista de São Paulo, com apoio da Comgaz, o Instituto Embelleze e a Prefeitura de Rio Grande. Os voluntários serão responsáveis por um dos quesitos mais importantes do evento em Rio Grande neste domingo (dia 28): a diversão.

Os voluntários são pessoas que já desenvolvem alguma atividade relacionada à recreação infantil fora do horário de trabalho, que quiseram oferecer gratuitamente o dom da animação ao público da cidade. Um exemplo será o show de palhaços e mágicos. O palhaço Beijoca (nome artístico de Waldir dos Santos de Oliveira, funcionário da Secretaria Municipal de Educação de Rio Grande) é um desses animadores voluntários. Waldir era ator de teatro, e há 20 anos trabalha também com truques de mágica e brincadeiras de palhaço.

Os detalhes do show de Waldir não serão divulgados a pedido do palhaço, para não estragar a surpresa, mas vale dizer que ele está preparando um espetáculo interativo e animado, em que as mágicas serão feitas, na verdade, pelas próprias crianças. Beijoca é acompanhado de sua parceira, Beijoquinha, interpretada pela esposa de Waldir.

Outro momento alto das atividades recreativas do Diário do Grande ABC nos Bairros será o teatro de fantoches, também desenvolvido por funcionários voluntários da Prefeitura. Um grupo de 13 funcionários que trabalham em três setores diferentes do Departamento de Vigilância à Saúde tomou a iniciativa de preparar a peça inteira, desde a montagem do roteiro, à confecção dos fantoches e a construção da caixa de espetáculo para alegrar o público infantil no domingo.

A enfermeira do setor de vigilância epidemiológica, Paloma Lemos Vanão, diz que a peça terá um enfoque educativo, falando sobre a prevenção à dengue. "Todas as atividades da Vigilância à Saúde têm temática educativa", explica a enfermeira. "O pessoal daqui está bem animado esperando o domingo". As funcionárias têm usado os intervalos no expediente de trabalho para montar o material. Os serviços devem ficar prontos nesta sexta-feira.

Dança – Não haverá apenas espetáculos infantis no Diário do Grande ABC nos Bairros. Além de se entreter com as apresentações para a criançada, o público mais velho terá a opção de assistir a apresentações de dança programadas para o evento. A academia Plexos, de Ribeirão Pires, está coordenando essas atividades.

O professor Daniel Paulo de Oliveira, da Plexos, explica que há mais de um mês os alunos ensaiam as apresentações de dança de rua. "Será uma apresentação de Black, com um grupo de 15 pessoas", explica Oliveira. Depois, a academia realizará uma aula aberta de ginástica. "Qualquer pessoa, de qualquer sexo ou idade, pode participar sem problemas", garante o professor. As apresentações de dança estão programadas para acontecer entre 14h e 15h.

Cabelos – Além de todas as atividades recreativas, há também a prestação de serviços durante o evento. O corte de cabelo, atividade que tem atraído grande público nas outras edições da ação social, funcionará o dia inteiro na Emei central. Oito alunos formados do Instituto Embelleze, entidade que apóia a iniciativa do Diário, acompanhados de um instrutor, realizarão os cortes para o público gratuitamente. A organização lembra que não serão feitas outras atividades de salão, como a lavagem do cabelo e o alisamento. Mas quem quiser mudar o visual será bem-vindo nas cadeiras dos voluntários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;