Memória Titulo Santo André
Essa loirinha causou na Santo André de 1967
Por Ademir Medici
06/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Entra em cartaz mais uma pesquisadora da memória na TVDGABC: Maria Claudia Ferreira. O pai, Claudemir Ferreira, natural de Salto Grande; a mãe, Dona Maria Lúcia Ferreira, natural de Bebedouro: cidades distantes uma da outra no interior paulista.

Maria Lúcia e Claudemir, como tantos outros brasileiros do interior de São Paulo, vêm a se conhecer em Santo André. Aqui se casam. E nasce Maria Claudia, do Parque Oratório, transformada numa grande construtora da memória local.

Maria Claudia reuniu, até aqui, 2.500 imagens antigas de Santo André. Em sua pesquisa, ela utiliza acervos como o desta página Memória, mais Museu Octaviano Gaiarsa e Biblioteca Pública. Mas o diferencial da sua obra são as fontes primárias.

A pesquisadora tem conseguido imagens inéditas entre os andreenses. E tudo, reunido e sistematizado, é colocado no facebook “Santo André ontem e hoje”. Entre as descobertas estão as fotos de hoje: imagens da jovem norte-americana Kathleen Linehan, a Kathy.

Kathy visitou Santo André em 1967, num programa internacional de intercâmbio estudantil. Pelas imagens, dá para imaginar o que a loirinha, para usarmos linguagem de hoje, verdadeiramente “causou” em Santo André. Quem conta é a sua amiga, Cláudia Dalla Verde.

 

Toda juventude de Kathy

Texto: Cláudia Dalla Verde

 

Kathy é da Filadélfia. Foi bolsista do American Field Service e recebida na casa onde morávamos na época – 1967 – que ficava na Rua Coronel Ortiz e fazia fundos com o Grupo Escolar, atual Museu de Santo André.

Ela tinha 16 ou 17 anos. Falei com ela por telefone alguns anos atrás quando ela esteve no Brasil, mas não chegamos a nos ver.

Nos anos 1960, o American Field Service, AFS, levava bolsistas do mundo inteiro para os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que patrocinava a ida de jovens americanos para outros tantos países. A minha família se candidatou e a Kathy veio nas férias de verão americanas.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 5 de julho de 1987 – ano 30, edição nº 6486

SAÚDE – Falta de leitos mata pacientes em ambulâncias. Reportagem: Silvana Requena.

SÃO BERNARDO – Cemitério de Vila Carminha, no bairro dos Casa, é clandestino. Funciona desde janeiro. Mais de 300 corpos foram sepultados. Mas o terreno não chegou a

ser desapropriado.

IDEIAS/LIVROS – Guerra santa nas igrejas eletrônicas. O estudante de Teologia, Damaris Matos, fala das organizações evangélicas abertas nos Estados Unidos, mais conhecidas como igrejas eletrônicas, transmitidas semanalmente pelas TVs. Os programas, dublados, chegam à televisão brasileira.

 

Em 6 de julho de...

1902 – Nascimento do músico e compositor João Silvério da Silva, o João Gomes, co-autor do Hino de São Bernardo, em parceria com o prefeito Wallace Simonsen.

 

Santos do Dia

Maria Goretti (Itália, Corinaldo, 1890 – Nettuno, 1902). Protetora da juventude e do perdão. Canonizada em 1950. A paróquia de Utinga, em Santo André, é a ela dedicada – uma das primeiras paróquias em seu louvor no mundo.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 6 de julho:

No Mato Grosso, Apiacás

No Ceará, Crateús

Na Bahia, Curaçá, Macaúbas e Saúde

No Pará, Mocajuba

Em Goiás, Palmeiras de Goiás

No Rio Grande do Sul, Piratini

Em Rondônia, São Miguel do Guaporé

Em Minas Grais, Senhora de Oliveira

No Rio de Janeiro, Teresópolis

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;