Internacional Titulo
Iraque pede à ONU que contenha ‘guerra não declarada’
Do Diário OnLine
Com Agências
15/12/2002 | 13:26
Compartilhar notícia


O Iraque pediu à Organização das Nações Unidas (ONU) que tome providências para pôr fim a ao que chamou de “guerra não declarada” das forças norte-americanas e britânicas, por meio de aviões que patrulham a chamada zona de exclusão aérea no sul do país.

O ministro das Relações Exteriores iraquiano, Naji Sabri, enviou carta ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, no sábado, na qual afirma que os aviões ocidentais baseados no Kuwait violaram o espaço aéreo iraquiano em 1.141 ocasiões entre 9 de novembro e 6 de dezembro.

“Essas violações diárias...facilitadas pelo governo do Kuweit e o bombardeio bárbaro de cidades e vilarejos iraquianos atingiram o nível de guerra não declarada", escreveu Sabri, segundo a agência Reuters. "As Nações Unidas precisam tomar as medidas necessárias de acordo com a escritura (da ONU) para parar a agressão."

O Iraque não reconhece as zonas de exclusão aérea estabelecidas depois da Guerra do Golfo (1991) para proteger os esclaves curdo, no norte, e xiita, no sul, de possíveis ataques das forças do presidente Saddam Hussein.

De acordo com o governo iraquiano, aviões de guerra norte-americanos e britânicas atacaram alvos civis, mas os militares dos EUA afirmam que os aviões atacaram instalações de defesa aérea iraquianas após serem alvejados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;