Cultura & Lazer Titulo
Justiça se pronuncia sobre quadro roubado por nazistas
Por Do Diário do Grande ABC
14/06/1999 | 10:23
Compartilhar notícia


A Justiça francesa se pronunciará esta quarta-feira sobre a suspensao pronunciada a favor de Adam Williams, diretor de uma galeria de arte nova-iorquina, acusado de encobrir o roubo de um quadro de Franz Hals que ele expôs na XV Bienal de Antiquários de Paris, em outubro de 1990, e que havia sido roubado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O quadro, intitulado Retrato de Adrianus Tegularius, Pastor, foi identificado formalmente como procedente da coleçao Schloss, pertenecente a uma família judaica alsaciana e composta de 300 telas de mestres das escolas holandesas, flamencas, francesas e italianas dos séculos XVI e XVII, que foi roubada em abril de 1943 na França pelos nazistas e pelos colaboracionistas franceses.

Jean Demartini, um dos herdeiros de Adolphe Schloss (morto em 1910), reconheceu o quadro no pavilhao da bienal da galeria americana ``Newhouse Galleries', de Williams. O quadro fazia parte oficialmente das ``obras desaparecidas' e a este título era exibido nos anuários e catálogos de referência.

Apesar disso, foi vendido em leilao público várias vezes, entre outras em novembro de 1967, em Nova York, e em 1972 em Londres, pela casa Sotheby's, e adquirido por Williams em abril de 1989 pela casa Christie's.

O diretor da ``Newhouse Galleries', que alega sua ``boa fé' e o renome dos leiloeiros que venderam o quadro, foi acusado de encobrir o roubo em dezembro de 1993.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;