Cultura & Lazer Titulo
Projeto quer aproximar brasileiros da vizinhança
09/03/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


Com curadoria do guitarrista João Erbetta, começa hoje no Bourbon Street Music Club, em São Paulo, a série Sons & Sonidos Eldorado - Interseções Latinas.

"A ideia veio da minha vontade de unir essa duas vertentes (as músicas brasileira e latino-americana), porque acho que nós brasileiros estamos sempre por fora. A gente peca um pouco em não se importar muito com o que acontece com os vizinhos. Seja pela língua, seja por preconceito besta. Eles sabem muito mais sobre nós, culturalmente falando, do que o contrário."

O bandolinista carioca Hamilton de Holanda e o duo argentino Tango Crash, de tango eletrônico, abrem a programação, que não necessariamente privilegia a afinidade entre os músicos. "A intenção era fazer esse contraponto mesmo", diz Erbetta, guitarrista e compositor paulistano radicado nos Estados Unidos desde 2006. "O som do Hamilton é mais acústico, a meu ver ele é um cara mais melódico, que tem uma exuberância de solista. E o Tango Crash tem essa coisa de clima, eles têm uma formação mais itinerante."

Dos convidados internacionais, o único não-argentino é o pianista cubano Gonzalo Rubalcaba, que divide o palco com Paulo Moura no dia 23. Erbetta diz que ter uma maioria de argentinos no elenco é uma coincidência, mas pode ser também um pouco para compensar o preconceito. "Musicalmente essa discriminação é menor, mas acho um absurdo o tanto que o brasileiro fala mal de argentino. Acho que é o povo que mais me trata bem no mundo", diz Erbetta, que mantém em São Paulo sua banda Los Pirata.

Banda Mantiqueira e Yamandu Costa já estão na programação, que pode ser conferida no site do local (www.bourbonstreet.com.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;