Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Um trio de ouro do futebol

Dino Sani, atleta; Domingos D'Angelo, historiador; Hélio Maffia, preparador físico

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O MemoFut (Grupo Literatura e Memória do Futebol), em parceria com o Museu do Futebol do Estado de São Paulo, realiza amanhã, sábado, sua 112ª reunião, no Pacaembu. Em pauta:
- Uma pequena lembrança dos grandes narradores brasileiros, por Gustavo Longhi de Carvalho, professor, jornalista e historiador do futebol.
- O Dia do Futebol, a ser celebrado em 19 de julho, por Alexandre Andolpho Silva, administrador de empresas, historiador do futebol e um dos fundadores e coordenadores do MemoFut.
- A história do futebol no Grande ABC, antigos campos, jogadores, pesquisadores, a cargo da página Memória, do Diário.

112ª Reunião do MEMOFUT
Quando: amanhã, sábado (dia 13), das 9h às 13h
Local: Museu do Futebol
Endereço: Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller
Entrada livre. 

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 12 de julho:

- Na Bahia, Aracatu, Lajedinho, Malhada de Pedras e Pedrão
- Em Pernambuco, Casinhas e Manari
- No Paraná, Diamante do Sul

Fonte: IBGE

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 12 de julho de 1989 – ano 32, edição 7115

Manchete – Câmara de Santo André aprova a e Empresa Municipal de Ônibus.

Telefonia – A CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) lançou seu primeiro cabo telefônico sob as águas da Represa Billings, em Riacho Grande, com capacidade para 300 ligações.

O cabo beneficiará bairros ao longo da represa, como Tatetos, Taquacetuba e Alto da Serra.

O condutor tem 750 metros e exigiu o trabalho de 30 técnicos para a sua instalação.

Sindicalismo – Eleita a primeira comissão de funcionários do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema. Claudia Regina Moretto, do Departamento de Imprensa, foi a mais votada.

Em 12 de julho de...

1914 – Nasce, em Santo André, Antonio Pezzolo, filho de Nicola e Virgínia Pezzolo, engenheiro, vereador, vice-prefeito e prefeito de Santo André.

1919 – A Fazenda São Joaquim, na Estação Rio Grande (da Serra), admitia cortadores de lenha.

INTERNACIONAL

Do noticiário do Estadão: Bordeaux, 11 (UP) – Em companhia de seus maridos, que pertencem às forças expedicionárias norte-americanas, partiram esta semana para os Estados Unidos 1.100 francesas. Eleva-se a 1.800 o número de francesas casadas com soldados yankees e que partiram deste porto para os Estados Unidos.

Do noticiário do Correio Paulistano: Londres, 11 – Acredita-se nesta capital que o bloqueio da Alemanha será levantado dentro de poucos dias.

1924 – Revolução paulista. Manchete do Estadão: a explosão de granadas na cidade; os serviços da Cruz Vermelha e da Guarda Municipal; o abastecimento de víveres para a população. 

Do noticiário: “Foi grande o alarma provocado, ontem, no Largo do Paissandu, Viaduto Santa Ifigênia e Largo de São Bento de várias granadas de artilharia”.

1959 – O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) pavimentava a estrada entre Rudge Ramos e Santo André, via Vila Sacadura Cabral.

Os trabalhos na Rua Afonsina estão praticamente terminados.

O trecho atendido começa na Estrada do Vergueiro, recentemente asfaltada.

Nota – Estrada do Vergueiro, no trecho citado, mudou de nome e chama-se agora Avenida Senador Vergueiro. Trecho da primitiva Estrada do Vergueiro, em São Bernardo, fica na Vila Balneária.

1969 – Os sete prefeitos do Grande ABC se reúnem em Ribeirão Pires e formalizam apoio para a transformação da cidade em estância climática ou hidromineral.

Hoje

- Dia do Engenheiro Florestal

Santos do dia

- João Gualberto (Itália, Florença, 995 – Umbria, 1073). Monge. Fundador de mosteiro segundo as regras de São Bento. Padroeiro da Guarda e Engenharia Florestal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.